4 coisas para fazer antes de mudar para o imóvel alugado

Você escolheu seu novo lar, a animação está a mil e mal vê a hora de começar esse novo ciclo em sua vida. A gente sabe como é boa essa sensação. Mas ao mesmo tempo é um período em que muita coisa precisa ser resolvida rápido e nada pode passar batido, né? Dessa forma, confira uma lista rápida com as principais coisas para fazer antes de mudar para o imóvel alugado!

1 – Se programe para a mudança

Uma das primeiras providências que você tem que tomar quando vai mudar para outro imóvel é em relação à mudança: horário, logística, uso das dependências do condomínio e por aí vai.

Pode parecer que mudar é uma coisa simples de se fazer, mas tem alguns cuidados que evitam problemas tanto legais quanto de relacionamento com os seus novos vizinhos.

Fizemos uma lista para você se programar para levar suas coisas para a casa nova com rapidez e ainda sem incomodar ninguém. Sim, tem jeito! Confira no post abaixo:

Saiba como fazer a mudança para o imóvel novo

2 – Tenha atenção na troca das chaves

Coloque no checklist mais esse detalhe junto as coisas para fazer antes de mudar para o imóvel alugado!

É muito importante garantir que você e sua família estarão tranquilos no novo lar ao realizarem a troca da fechadura. Mas trocar por quê?

Tenha em mente que é muito provável que o imóvel tivesse várias cópias de chaves em outras imobiliárias.

Aqui na Souza Gomes, atualizamos os imóveis com frequência e rapidamente sabemos qual saiu de venda ou aluguel para não fazermos visitas em imóveis ocupados. Contudo, não são todas imobiliárias que possuem esse controle interno com tamanha preocupação, não é mesmo?

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

3 – Conheça as normas do condomínio 

Para viver em sociedade, a gente tem que seguir algumas regras pensadas no bem comum, certo? E no condomínio não é diferente.

Muitas pessoas convivendo num mesmo ambiente significa que é preciso viver em harmonia. E as normas estão aí para ajudar nisso!

Assim, logo quando você chegar no novo imóvel, se informe sobre as reuniões com os condôminos e sobre o que pode ou não fazer no local.

Quer um exemplo prático? Mesmo que você não tenha um animal de estimação, seu vizinho pode morar com um. Então, já te adiantamos sobre uma das coisas para fazer antes de mudar para o imóvel alugado: conhecer seus direitos e deveres quando o assunto são os pets!

Pode ter animais de estimação em condomínios? O que diz a lei?

Ah, falando em prédios residenciais, é comum ouvir relatos de que a vaga de garagem trouxe problemas entre os moradores. Acontece, mas tem solução!

Seja pelo tamanho da vaga, estacionamento irregular, uso indevido, enfim… Aproveite e se informa sobre o que fazer diante de situações pra lá de incômodas por causa da garagem:

Problema com a vaga de garagem no condomínio, e agora?

4 – Anote quais são as taxas e pagamentos

Independente se você já morou de aluguel ou não, os seus gastos precisam estar muito claros quando o assunto são as taxas relativas ao imóvel.

É imprescindível se planejar financeiramente com as suas obrigações do aluguel. Essa é uma das principais coisas para fazer antes de mudar para o imóvel alugado, viu? Principalmente para garantir que o seu orçamento não extrapole seus rendimentos e para não ficar inadimplente porque simplesmente não sabia que tinha que pagar tal conta.

Portanto, para isso, é preciso entender o que, de fato, é de responsabilidade de pagamento do inquilino e o que fica por conta do proprietário.

Adivinha como saber isso? É só clicar abaixo para ficar por dentro de tudo sobre o assunto:

Veja os gastos totais do inquilino no imóvel alugado

Bônus: mais coisas para fazer antes de mudar para o imóvel alugado

Tudo o que você quer é que o imóvel seja um reduto de conforto e ótimas lembranças e que sua estadia ali traga um bom relacionamento com os vizinhos. Estou certa?

Certamente você pode ir além das dicas citadas aqui. Se apresente para os demais moradores, respeite a lei do silêncio, participe das reuniões com o síndico trazendo ideias bacanas, seja cordial e use as dependências do condomínio de modo consciente.

Se ficou alguma dúvida, é só deixar o seu comentário abaixo. Aproveite para conferir os demais conteúdos sobre aluguel aqui no blog Morar Souza Gomes e no canal de vídeos SGPlay

Thaiza ass

Thaiza Gribel


Jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: