Conheça as 5 principais praças de Juiz de Fora

Juiz de Fora é conhecida por ser um pólo para a região da Zona da Mata, mas com aquela cara de cidade do interior graças aos seus bairros residenciais. E as praças de Juiz de Fora ajudam a manter esse clima, principalmente para curtir os finais de semana com as crianças, os pets e os amigos. Confira uma seleção com as famosas pracinhas de Juiz de Fora e visite!

1. Parque Halfeld

Não tem jeito. Até quem é de outra cidade, conhece o Parque Halfeld. Ele é referência por ser um ponto de encontro bem no centro de Juiz de Fora. Do Parque Halfeld, você já dá de cara com o Calçadão da Halfeld, que é a principal rua quando o assunto é comércios e serviços.

Outra caraterística marcante é que o Parque Halfeld é maior área verde da região central da cidade e lá você encontra bancos, parquinho e vendedores ambulantes – como a famosa “Pipoca do Trenzinho”. Conheça essa que é uma das principais praças de Juiz de Fora:

O mais interessante do espaço é a sua utilização popular para eventos culturais, como blocos de carnaval, apresentações teatrais, festivais com food-trucks, shows diversos e encontros religiosos, além de mobilizações políticas. O Parque Halfeld reúne todo mundo!

Falando em movimentação popular, no entorno do Parque Halfeld estão a Câmara Municipal, a Funalfa (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Laje) e o Fórum da Cultura. Semanalmente, ainda acontece no Parque Halfeld as tradicionais feiras de artesanato e de orgânicos.

2. Praça do São Mateus

Pertinho do Parque Halfeld está a Praça do bairro São Mateus, um pouco menor e menos movimentada.

Os moradores do bairro se divertem na pracinha com os cachorros, principalmente no parcão, espaço destinado para os pets se divertirem com segurança e sem as coleiras.

A praça também é usada para caminhadas e para aquele tradicional bate-papo entre os vizinhos no fim de tarde.

No São Mateus também acontece a feirinha todo sábado e frequentemente são realizados eventos de gastronomia no espaço público. No entorno, os bares e comércio em geral são tradicionais, principalmente na Rua São Mateus.

Bateu a curiosidade? Veja mais detalhes da Praça do São Mateus:

3. Praça do Bom Pastor

Uma das praças de Juiz de Fora queridinhas para caminhadas e demais exercícios é a praça do bairro Bom Pastor.

E não é para menos: também arborizada, a pracinha reúne os vizinhos e moradores do entorno para atividades físicas regulares, incluindo passeios com os cães.

Com uma agenda de eventos reduzida e pouco comércio ao redor, a pracinha é tranquila e mantém o clima residencial do bairro. Por ali acontecem feiras de adoção de animais, atividades de grupos de meditação, entre outros eventos menores.

Ao lado da Praça do Bom Pastor está o Clube Bom Pastor, então ali a diversão é garantida!

4. Praça do Bar do Léo

O nome já diz tudo: nessa praça o ponto forte é a cerveja gelada e a agradável sombra das árvores.

A Praça Armando Toschi Ministrinho, mais conhecida como a Praça do Bar do Léo, se tornou uma região cercada por mesinhas de bares e restaurantes. Ali as crianças brincam tranquilas enquanto os amigos se reúnem no fim de tarde para relaxar e petiscar. Ah, mas é para chegar cedo: os bares não ficam abertos na madrugada, o bacana mesmo é aproveitar ali os finais de semana ao entardecer!

No bairro Jardim Glória, a pracinha também está pertinho do bairro Santa Helena e a poucos minutos do centro.

Tá vendo como que cada uma das praças de Juiz de Fora tem a sua característica? Confira mais esse espaço público arborizado no vídeo abaixo:

5. Pracinhas do bairro Paineiras

O Paineiras é um bairro residencial mas com comércio ativo e colado com o centro da cidade. Nessa harmonia entre a correria urbana e o descanso em meio à natureza estão duas pequenas, mas charmosas praças de Juiz de Fora: a Praça Coronel Aprigio Ribeiro (conhecida como a Praça do Bar Baluarte) e a Praça Presidente Kennedy (ao lado do espaço Arteria).

A Praça do Baluarte está na movimentada Avenida Olegário Maciel e é como um respiro diante daquela semana agitada. Combina com uma roda de amigos no happy hour, relaxando nas mesinhas embaixo das árvores.

A Praça Presidente Kennedy é mais reservada, com bancos e espaço verde para as crianças e pets correrem à vontade. Na época do carnaval, essa tranquilidade toda é tomada por muito glitter, fantasias e marchinhas!

Por que morar perto de uma das praças de Juiz de Fora

Imagina a qualidade de vida ao frequentar uma dessas praças (sem nem precisar tirar o carro da garagem).

É o lazer para diversos fins: brincadeiras em família, exercícios ao ar livre, happy hour do trabalho, passeio com o cachorro… Ou então o simples, mas raro, prazer de abrir a janela e ter a paz da natureza ao seu redor!

imóveis juiz de foraPowered by Rock Convert

Thaiza ass

Thaiza Gribel


Thaiza é jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes Imóveis

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: