Taxa SELIC e imóveis: qual a relação da queda dos juros e a compra de um apartamento?
Não para de sair nos noticiários de todo o Brasil e aí surge a dúvida: qual a relação, afinal, da taxa SELIC e imóveis? Sim, a taxa básica de juros da economia, a SELIC, apresenta reduções impactantes e os bancos estão com taxas de juros cada vez menores para a compra de uma casa ou apartamento financiado. Confira abaixo mais detalhes sobre como essas quedas impactam positivamente o mercado de compra e venda do seu novo lar.
O que é a taxa SELIC
Já pode ir se acostumando com a nomenclatura: Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, a tão famosa Selic!
Em fevereiro de 2020 Banco Central (BC) anuncio a taxa Selic a 4,25% ao ano. O corte foi de 0,25 ponto percentual, o mais baixo da história.
A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil. Ela é reavaliada pelo Banco Central de tempos em tempos exatamente de acordo com esse cenário econômico no momento.
Atenção. Esse é um índice em que todos os bancos se baseiam para as suas respectivas taxas. Em outras palavras, em seus empréstimos e aplicações. Mas sobre as instituições financeiras e os juros, falarem já, já.
Como as novas taxas de juros influenciam na compra de um imóvel
Toda a economia vem sendo impactada com essa novidade e mais diretamente o financiamento no setor imobiliário. Taxa SELIC e imóveis possuem uma relação mais clara do que parece, veja só um exemplo.
Se agora a poupança não está tão vantajosa como há alguns anos, é preciso buscar outros meios de guardar o dinheiro. Ou melhor, fazer o dinheiro render por meio de outros investimentos. E aí entra a compra de imóveis para aluguel ou moradia.
Fica claro, desse modo, que a redução da SELIC é uma forma para impulsionar o consumo e deixar a economia como um todo aquecida, principalmente as negociações imobiliárias.
Outro exemplo bem direto!
De modo regal, quando cai a taxa SELIC, cai também as taxas de juros dos bancos para o financiamento do imóvel. Em resumo, você paga menos para parcelar a sua nova casa ou apartamento porque o empréstimo está facilitado.
Por que comprar agora e não em alguns meses
As taxas de juros caíram, isso é ótimo! Mas lembre-se de que o mercado de imóveis está num processo de retomada. Dessa forma, com a taxa de juros menor, mais pessoas compram casas e apartamentos e a tendência é de que os preços não se mantenham tão baixos por muito tempo.
E tem outra questão.
Os lançamentos estão chegando em maior número, mas ainda existem ótimos apartamentos disponíveis e já prontos. Você agora aproveita melhores parcelamentos e ainda consegue negociar com o proprietário ou construtoras unidades remanescentes de alguns meses anteriores. E ainda se muda em bem menos tempo do que na planta.
Essa soma da taxa SELIC e imóveis mostra que em 2020 inúmeras oportunidades de moradia estão à disposição, pagando menos juros.
Quando a taxa SELIC estava em 8,5%, fizemos um vídeo explicando as vantagens da compra do imóvel. Imagina agora que está em 4,25%!
Analise suas possibilidades
Como já falado, a SELIC é uma taxa que sofre variações. Em 2018, era de 6,5%. No ano de 2016 chegou a 14,25%. Agora, em fevereiro de 2020, a taxa básica chega ao menor nível, com 4,25% ao ano.
Dessa forma, a combinação de taxa SELIC e imóveis te estimula a comprar agora e não em alguns anos a fim de garantir os níveis mais baixos da história.
Por fim, uma maneira interessante de fazer esses cálculos, ainda que sem compromisso, é através da simulação de financiamento. Com ela, você analisa à fundo quanto fica a entrada e as parcelas do imóvel que gostar. Sem achismos!

Thaiza Gribel
Thaiza é jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes Imóveis