Tudo sobre comprar um apartamento em Juiz de Fora: principais dicas

Se você deseja comprar um apartamento em Juiz de Fora, a Souza Gomes reuniu as principais dicas! Este post inclui informações sobre localização, estrutura, preço e, claro, economia para você e sua família. Afinal, o imóvel ideal para vocês é aquele que atende as suas necessidades, sem tirar nem por! Mas garantir um bom negócio em um apartamento com as suas preferências, é ainda melhor.

Se informar antes da compra (ainda na pesquisa) é crucial porque a cidade tem várias opções de imóveis para você analisar. Muitas e muitos estilos e estruturas de moradias diferentes para escolher o que vai te satisfazer da melhor maneira: studios, quarto e sala, apartamentos, casas, granjas, mansões…

Isso sem falar que, cada um desses imóveis tem outras variáveis que você precisa eleger, como lazer, garagem, locomoção, número de quartos e muito mais. Pode parecer que é muita coisa, mas é por isso que estamos aqui para te ajudar (e esse processo é bem mais simples do que parece, pode confiar).

De tal forma que, por mais que tudo dependa do seu perfil e preferências, existem alguns dados importantes para você inserir no seu checklist da compra de um apartamento em Juiz de Fora! Com essas informações já em mente, fica muito mais fácil de visitar os imóveis ideais e, só então decidir com segurança e conforto.

Afinal, tem grandes chances desse imóvel ser o seu novo lar por muitos e muitos anos, não é mesmo? Ah, não se esqueça de que um profissional pode te auxiliar nessas pesquisas.

Vamos lá com o checklist!

1. Imóvel novo ou usado

Esse é um dos primeiros questionamentos de quem está procurando comprar um apartamento em Juiz de Fora. Afinal, tem vantagem para os dois lados! Então, como decidir?

Você vai perceber que tudo depende dos gostos e necessidades de cada um. Tudo depende do que você vê como importante para o seu novo lar. Por isso vamos te apresentar as vantagens do imóvel novo e também do imóvel usado para ficar mais fácil de escolher. Combinado?

Dessa forma, confira no vídeo algumas sugestões sobre porque comprar um imóvel ainda na planta:

Já vai anotando as informações do checklist para perguntar ao corretor quando você se interessar por um imóvel, ein? Não perde tempo!

Pode falar, morar num imóvel novinho é tudo de bom! Dá aquela sensação de estar começando uma vida nova. A gente entende bem disso.

Mas o imóvel usado tem muitos benefícios que, de início, você talvez não perceba. Então coloque na balança antes de ter como certa a sua decisão por um imóvel na planta.

Dessa forma, nem tudo que está no vídeo sobre as vantagens do imóvel usado, você conhecia! Quer apostar? Confira abaixo:

2. Tamanho do apartamento

Ah, essa é uma questão que deixa qualquer um pensando bastante para comprar um apartamento em Juiz de Fora.

Tem casal que logo se imagina em um 2 quartos, principalmente os noivos. Mas já pensou que um quarto e sala mais aconchegante e com aquele dormitório amplo pode atender muito bem o dia a dia de vocês? Ou então, se gostam de receber os amigos, trabalham em casa ou então tem um hobby que demanda mais espaço, nada impede de conhecerem apartamentos de 3 quartos, mesmo que um pouco menor.

Ou seja, não feche tanto os olhos para outras possibilidades. O mercado imobiliário traz opções muito diversificadas de moradia porque sabe que as necessidades também se tornaram mais personalizadas. Cada caso é um caso, certo?

Exitem apartamentos de tudo quanto é tamanho. Em Juiz de Fora você encontra studio, quitinete, quarto e sala, imóveis de alto padrão e apartamento com metragens reduzidas.

4 motivos para investir em um apartamento pequeno em Juiz de Fora

Para facilitar as suas buscas antes de comprar um apartamento em Juiz de Fora, já tenha em mente qual a metragem e número de quartos que te agrada.

Para quem vai morar com amigos dividindo o apartamento, ter uma sala maior será tudo de bom para bater um papo ou fazerem uma refeição juntos, não é mesmo? Mas quem trabalha o dia inteiro e mal tem tempo para curtir o que o imóvel tem a oferecer, então ter cômodos amplos pode ser perda de dinheiro. E aí impacta o financeiro não só da compra, mas também com itens de decoração, pense nisso.

Gostou das fotos de um apartamento? Uma dica é agendar uma visita para conhecer o imóvel pessoalmente! Você pode se surpreender com o conforto que alguns imóveis proporcionam e aí já se apaixonar à primeira vista. Não “julgue” um imóvel só pelas fotos.

3. Ajuda do corretor de imóveis

O corretor de imóveis é um profissional especializado em encontrar o imóvel certo para cada cliente. Mas ele também ajuda na negociação e fechamento do negócio. Por isso, conte com ele do início ao fim da sua jornada para comprar um apartamento em Juiz de Fora!

Aliás, poucas pessoas conhecem a cidade tão bem quanto esse profissional. Ele visita casas e apartamentos diariamente, conversa com muitas pessoas e ainda tem informações sobre a movimentação do mercado antes.

Então, lembre-se que o corretor pode te indicar imóveis com o seu perfil, visitar opções com você, esclarecer inúmeras dúvidas e te apoiar em todo o processo até a mudança para o seu novo lar.

O corretor de imóveis será aquela pessoa que vai te ouvir quando você abrir o coração para falar dos seus medos e sonhos. Como você faz com um amigo! Compartilhe o que você quer do futuro e como aquele imóvel vai te ajudar a chegar onde você tanto deseja.

Fale também sobre o que você não gosta do seu imóvel antigo e sobre suas necessidades mais urgentes, como a importância de não gastar tanto tempo no trânsito para poder ficar com a família.

Dessa forma, vai ser muito mais fácil de vocês encontrarem, juntos, o imóvel realmente indicado. Quando mais informações o corretor de imóveis tiver do dia a dia da casa e de quais mudanças vocês estão planejando fazer, melhor será para alinharem expectativas.

4. Localização

Olha, não é que os demais pontos do checklist para comprar um apartamento em Juiz de Fora não seja importantes. Eles são e muito! Mas a localização muda tudo. Do imóvel dos sonhos para o inferno na terra, a localização tem papel fundamental na sua felicidade com o novo lar, de verdade.

Na hora de pesquisar os imóveis disponíveis na cidade, não tem como deixar de lado a escolha pelo bairro. Onde você gostaria de morar, qual rua ajuda a ter menos trânsito no seu dia a dia, qual região é mais tranquila e qual tem mais opções de comércio… Tudo isso pesa!

Ainda não conhece Juiz de Fora e está em dúvida de onde morar? Já pensamos nisso. >>> Confira imagens aéreas dos principais bairros de Juiz de Fora

É preciso ter em mente as suas prioridades para decidir qual localização é a melhor para você e sua família, certo? Então temos outro vídeo para te ajudar:

Pense na localização da escola dos filhos, na ida para o trabalho, nas compras no supermercado, nas suas opções de lazer aos fins de semana, na visita a algum amigo ou familiar e em tudo mais que costuma fazer diariamente.

Claro que nem sempre é possível harmonizar o caminho de todos os trajetos e ainda ficar pouco tempo no trânsito. Ainda mais em cidades com o porte de Juiz de Fora. Mas dá para chegar em um meio tempo se você morar em uma posição estratégica. E você ainda não precisa gastar fortunas por causa disso!

5. Andar

Essa dica para comprar um apartamento em Juiz de Fora pode parecer simples. Mas o andar do apartamento faz muita diferença, principalmente na hora do seu descanso em casa. Se trabalha com home office, então, precisa de menos barulho ainda.

Então se o prédio não tem elevador, já pense no subir-e-descer de escadas todos os dias!

Enfim, é bom já ter certeza de que vai se sentir confortável no andar escolhido antes de fechar negócio. Não vai dar bobeira! Reflita sobre o andar que mais te agrada a partir de algumas dicas do vídeo abaixo:

6. Estrutura do condomínio

Quem não gostaria de morar em um prédio que tem uma área de lazer repleta de opções? Churrasqueira, piscina, sauna, quadra, academia… É um sonho aproveitar tudo isso no conforto de casa! Ainda mais para quem tem crianças. Quem é um pouco mais velho sabe que não é tão simples brincar como antigamente.

Mas já parou para pensar se o custo benefício de uma área de lazer compensa? Em resumo, você vai realmente aproveitar esse espaço?

Tá vendo, só… Tem que ponderar também sobre a área de lazer no seu apartamento em Juiz de Fora. Aliás, segue mais um vídeo sobre o assunto que vai te ajudar a definir esse ponto do checklist:

No tópico acima você lembrou de colocar na balança a presença de escada ou elevador no prédio antes de comprar um apartamento em Juiz de Fora. Importantíssimo, não é mesmo? Então, outro ponto interessante de você colocar no seu checklist do condomínio é o funcionamento da portaria!

Faz falta uma portaria ativa ou é melhor ter chaves individuais?

Prédio com porteiro em Juiz de Fora, vale a pena?

7. Construtora 

Nem todo mundo presta atenção nesse ponto antes de comprar um apartamento em Juiz de Fora. Contudo, você não imagina a dor de cabeça que é não conhecer a empresa que construiu (ou está construindo) o seu novo imóvel. Dor de cabeça antes, durante e depois do contrato assinado, viu?

Tem que garantir que a empresa em que você está depositando tamanha confiança é, de fato, merecedora dessa credibilidade. Algumas precauções rápidas resolvem essa dúvida, como conhecer o histórico da construtora e algumas de suas obras.

Assim, reunimos algumas dicas para garantir que a construtura é uma empresa competente. Só dar o play!

8. Garantindo o melhor preço

E, claro, faltou falar do preço do imóvel! Por último, mas não menos importante.

Agora que você já sabe como escolher o tamanho, localização, construtora, corretor de imóveis, o andar e a estrutura do condomínio, falta avaliar as finanças.

Para quem não é especialista no assunto, fica difícil ter certeza de que o valor cobrado no imóvel está condizente ou se ficou fora do preço de mercado.

E aí, você quer comprar um apartamento em Juiz de Fora, mas ficou em dúvida se o pedido é justo? Esse problema tem solução e quem te conta isso é a corretora Myrna, no vídeo abaixo:

Ah, como você viu no vídeo, se você está querendo comprar um apartamento em Juiz de Fora, tem que saber que o preço é definido através de uma análise muito criteriosa feita pelo corretor.

Para você não ficar à mercê do que te dizem por aí, conheça um pouco mais do preço comercializado na cidade:

Como é o preço de casas e apartamentos em Juiz de Fora

Chegou a hora da compra! 

Escolhido o imóvel através do checklist do jeito que você tanto esperava, você agora precisa definir como será o pagamento.

Existem algumas opções e muita gente se surpreende com as condições. Portanto, você pode…

Se decidiu pelo financiamento bancário, mas não se enquadra no programa Minha Casa Minha Vida, tem que ficar atento às taxas de juros das outras instituições, combinado?

Quais são as taxas de juros para imóveis? Veja os valores atualizados

Pronto. Imóvel negociado e você já, já vai se mudar para o novo lar! Que alegria!

Mas segura a emoção mais um pouquinho. Vai valer a pena.

Depois do negócio fechado, chegou o momento de registrar o que foi feito e ficar de olho na documentação. Aliás, quem não registra ainda não é dono. Já pensou em não garantir a compra do imóvel por causa de uma bobeira?

Certamente esse processo burocrático da compra de um apartamento em Juiz de Fora é algo mais detalhado e requer algumas regras. Assim, fizemos um passo a passo para te esclarecer:

Saiba quais são as três etapas da compra de um imóvel

Ajuda para comprar um apartamento em Juiz de Fora

Então, checklist completo, é só clicar aqui para conversar diretamente com um corretor de imóveis.

Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Todos os dias o site da Souza Gomes tá cheio de novidades sobre o mercado imobiliário de Juiz de Fora e toda região. Informações em texto, vídeo e áudio para você escolher.

Desejamos que você seja muito feliz no seu novo imóvel!

Thaiza ass

Thaiza Gribel


Thaiza é jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes Imóveis

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: