20 dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar

dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar

É super normal ter dúvidas sobre os trâmites do novo aluguel. Ainda mais se você for um inquilino de primeira viagem. O que não pode é ficar sem saber o que fazer só porque não perguntou! Já ouviu aquela expressão que nenhuma dúvida é óbvia? Pois é, todo questionamento é válido para te ajudarmos a ter uma locação tranquila. Por isso, a Souza Gomes te dá um empurrãozinho! Nessas situações que podem te deixar um pouco desconfortável, selecionamos as 20 dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar. Confira a lista com todas as respostas!

Pagamentos

  • Pode pagar o aluguel na imobiliária?

Você vai receber o boleto do aluguel no seu e-mail de cadastro no contrato da locação. Fique tranquilo que ele é liberado uns 10 dias antes do vencimento. Além disso, você pode pegar uma via no site, na Área do Inquilino.  Assim você não precisa vir na imobiliária todo mês e escolhe se paga pelo seu celular ou fisicamente no banco.

  • Já estou no imóvel e a conta de luz ainda não chegou, e agora?

Primeiramente, a conta de luz do seu apartamento alugado deve estar no seu nome. Por isso, essa troca de titularidade tem um prazo para ser concluída. Aí depende de cada companhia energética, certo? Clique aqui para ver tudo sobre a luz no imóvel alugado e se informe. 

  • Posso parcelar o aluguel?

Entendemos que é uma das frequentes dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas, não. Você não pode parcelar essa conta. Como combinado em contrato, o valor do aluguel é integral. Isso porque o proprietário do imóvel conta com esse pagamento todos os meses. Escolha a melhor data para o vencimento e se programe.

  • No mesmo prédio que o meu, tem apartamento bem mais barato, pode ter desconto no aluguel?

A avaliação imobiliária chega no valor do aluguel levando em conta vários pontos. E isso não é só baseado nos atrativos do prédio. Tudo interfere nessa análise, como o andar, se tem ou não móveis planejados, como é a vaga de garagem, entre muitos outros casos. Então, se o valor final do seu imóvel não é o mesmo pago pelo seu vizinho, significa que o seu apartamento também é diferenciado. Saiba  como é feita a avaliação imobiliária do aluguel aqui. 

  • Boleto não foi pago porque o inquilino estava de férias, pode tirar a multa?

Também recebemos diversas vezes esses tipos de dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem. A multa não pode ser retirada visto que é acordada em contrato e é um direito do proprietário, que já se programa financeiramente com esse valor.

  • A referência do aluguel na SG é mora e paga ou paga e depois mora?

Mora e paga, fique tranquilo! Se você precisar sair do imóvel antes de completar o mês, o valor do aluguel será recalculado. 

Como é que funciona?

  • Qual a diferença entre locador e locatário?

Essa está no topo da lista das dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar. Locator é o inquilino, quem está alugando o imóvel. Locatário é o proprietário do imóvel alugado.

  • O que é inscrição do IPTU?

Esse é um número de cadastro do imóvel do município. É o famoso Imposto Predial e Territorial Urbano. Esse imposto é calculado sobre o valor venal do imóvel (correspondente ao valor que o bem alcançaria para compra à vista, conforme as condições correntes do mercado imobiliário). Nesse cadastro, estão descritas as informações relativas ao endereço do imóvel, à área territorial e construída, à quadra, ao lote, ao proprietário, ao valor venal e demais dados anotados nos registros fiscais municipais.

  • Como fazer para reconhecer firma do contrato de aluguel?

Na hora de fechar o contrato do aluguel, você pode ou reconhecer firma ou então fazer a assinatura digital – que não precisa dessa burocracia e que também é legalmente válida. Pra reconhecer firma, você deve levar o contrato em um dos cartórios onde você já tem essa firma que valida a sua assinatura. Caso contrário, é preciso abrir uma firma antes de prosseguir.

  • Como assinar o contrato digital?

Saiba que você vai receber um passo a passo completo. Além disso, será orientado pela imobiliária sobre esse processo do contrato digital. A assinatura você pode fazer com o movimento do próprio mouse ou então escolher modelos do sistema em questão. Aí, pronto, essa será a sua nova assinatura digital! Aproveite e veja mais sobre o contrato digital nesse vídeo aqui. 

  • Meu imóvel vai ser vendido, preciso desocupar imediatamente?

Não precisa correr! Você tem, no mínimo, 90 dias para se mudar assim que a compra for efetivada. Isso sem falar nos 30 dias que você tem para responder se tem interesse de comprar esse imóvel. Confira todos os prazos e regras nesse caso clicando aqui. 

Ixi, deu problema!

  • O vizinho está incomodando, a imobiliária vai resolver isso para mim?

Questões de barulho são, em regra geral, questões a serem levadas para o síndico. Em casos mais graves, para a polícia. Entenda sobre a Lei do Silêncio e saiba o que fazer nesses casos aqui. 

  • O elevador estragou, a imobiliária não vai fazer nada?

Toda essa parte estrutural do prédio é de responsabilidade do condomínio, consequentemente, do síndico ou da administradora. Exemplo: áreas de lazer, elevadores, portões, hall social e tudo mais. A imobiliária é responsável por administrar o apartamento em si.

O que pode ou não fazer

  • Pode jogar papel higiênico no vaso sanitário?

Sim, essa é uma das dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar. Além de ser ruim para o planeta, não é bom para a estrutura do imóvel. Então, não jogue papel higiênico direto no vaso porque gasta mais água para descer tudo, isso quanto não entope.

  • Pode furar parede e azulejo no imóvel alugado?

Você precisa entregar o imóvel alugado do mesmo jeito que recebeu. Essa dica vale para tudo! Quando se fura uma parede, o conserto é fácil. Mas já pensou a dificuldade que vai ser encontrar o exato azulejo para substituir aquele furado? Será que vale a pena mesmo ter todo esse trabalho de substituição?

  • Pode ter cachorro no apartamento alugado?

Sim, você pode ter o seu animal de estimação sem problemas. Mas, obviamente, eles devem seguir as regras de convivência. Confira o vídeo que explica seus direitos quando o assunto são os pets. 

  • Vou receber restituição das melhorias que eu quero fazer no imóvel, como colocar box de blindex?

Primeiro, o proprietário precisa autorizar as mudanças no imóvel. Em seguida, autorizar o desconto desse valor no seu aluguel. Mas, calma, temos um vídeo que fala exatamente sobre isso, clique aqui. 

As respostas acima são referentes à experiência de quase 40 anos da Souza Gomes em Juiz de Fora. Os procedimentos podem mudar dependendo da imobiliária que você é cliente, viu? Fique atento se estão cumprindo a Lei do Inquilinato!

Lembrou de mais dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar?

No canal de vídeos da Souza Gomes, toda semana respondemos questionamentos sobre os mais diversos assuntos sobre aluguel e venda de imóveis.

Deixa aqui nos comentários se ficou mais alguma dúvida, combinado?

Thaiza

Thaiza Gribel


Thaiza é jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes Imóveis

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: