Quais são os deveres do síndico?

Tempo de leitura: 1 minuto

Ser síndico não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Geralmente quem assume esta tarefa costuma ter seu sossego interrompido a qualquer hora pelos condôminos, além de não receber nada ou pouco pelos serviços prestados.

Ao assumir a atividade de síndico, assume-se também uma série de responsabilidades e obrigações, que, sendo descumpridas, podem levar a processos judiciais, além de prejudicar todo o prédio.

As atividades devem ser cumpridas pelo síndico de acordo com o Código Civil. Tais atividades estão elencadas no art. 1.348, que determina que compete ao síndico:

I – convocar a assembléia dos condôminos;

II – representar ativa e passivamente o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;

III – dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

 IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações das assembléias;

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessam aos possuidores;

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

 IX – realizar o seguro da edificação.

O não cumprimento de tais tarefas ou administrando de forma incorreta, o síndico poderá ser acionado judicialmente por qualquer um dos condôminos, respondendo civil e/ou criminalmente pelos seus erros e omissões.

Para evitar transtornos, o ideal é que o síndico esteja sempre atualizado com a legislação em vigor, e sempre que possível, solicite auxílio jurídico nas questões mais complexas. Na maioria das vezes, o número de condôminos é alto, e o volume de situações problemas a serem solucionados também é.

Por outro lado, a atividade do síndico pode ser bastante prazerosa, principalmente quando se tem a colaboração de todos os condôminos. Além disso, é uma atividade que acrescenta muito conhecimento e muita experiência profissional a quem resolve assumir esse papel.

Ficou alguma dúvida?

No site da Souza Gomes temos mais de 2 mil imóveis à sua disposição. Confira!

Priscila Blog


Texto escrito exclusivamente para o Blog Souza Gomes.
www.souzagomes.com.br

Dra. Priscila C. S. F. Pires
Advogada Especialista em Direito Imobiliário
pripires_direito@hotmail.com

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: