Reconhecimento de firma online por autenticidade já é realidade na Souza Gomes
Foi realizada nesta sexta, 1° de outubro, a primeira assinatura de reconhecimento de firma online por autenticidade em Juiz de Fora e região e uma das primeiras do país. O ato foi através da imobiliária Souza Gomes em parceria com o Cartório Moraes, do 1º oficio de notas da Comarca de Matias Barbosa. Entenda como funciona essa tecnologia rápida e segura para a sua negociação imobiliária.
Sem filas e sem espera
Se você já precisou reconhecer firma do modo tradicional, sabe como esse processo é demorado e custoso.
Isso porque você precisava esperar na fila, levar a documentação toda, assinar os papéis, fazer o pagamento… Sem contar o tempo de deslocamento e as vezes em que o estabelecimento está com uma demanda maior que o normal.
Agora, a tecnologia vem para auxiliar esse processo até então burocrático e lento.
Iniciativa inédita no país
A Souza Gomes foi uma das primeira empresas do Brasil a assinar um reconhecimento de firma de forma online. Qual a vantagem desse pioneirismo?
Esse marco quer dizer que você vai poder comprar ou alugar um imóvel em Juiz de Fora sem aquela dor de cabeça do reconhecimento de firma presencial e ainda conta com uma empresa focada em trazer tudo o que existe de mais novo e prático no mercado de imóveis para o seu conforto.

E como a Souza Gomes foi uma das primeiras empresas do Brasil a realizar esse benefício para os clientes?
Como funciona
A partir desta sexta-feira, 1 outubro, o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) – liberou o módulo de Reconhecimento de Firma por Autenticidade. A circunstância está descrita no artigo 23, inciso IV do Provimento nº 100 da Corregedoria Nacional de Justiça.
Dessa forma, o Diretor de Vendas da Souza Gomes, Victor Souza Gomes, saiu na frente e realizou na mesma manhã o primeiro reconhecimento de firma online junto ao tabelião Victor Moraes, do 1º oficio de notas da Comarca de Matias Barbosa.
De acordo com o portal do Colégio Notarial do Brasil, tudo acontece através de um Termo de confirmação de Identidade, Capacidade e a Autoria para Reconhecimento de Firma por Autenticidade (TEC). Esse documento deve ser assinado pela parte e que confirma a identificação, a capacidade e a autoria do documento enviado pela parte ao Tabelionato, cuja manifestação de vontade será certificada por meio de uma videoconferência.
Veja mais detalhes do passo a passo aqui.
Qual a segurança
Assim como assinatura de contratos de forma digital, o reconhecimento de firma online é um processo que leva poucos minutos e é seguro para ambas as partes.
Como esclarece o Diretor de Vendas da Souza Gomes, para começar é preciso que se tenha um certificado digital pelo sistema do e-Notariado junto ao cartório, que também pode ser feito de maneira remota. Tudo acontece de forma digital, por meio de uma videoconferência agendada pelo tabelionato. Após as assinaturas , é gerado o documento físico com todas as informações.
“As tecnologias e os avanços dos cartórios têm sido muito positivos principalmente por entenderem o cenário de um mundo globalizado – com pessoas morando em outros países -, sem falar nos impactos diversos da pandemia e a migração de muitos modelos de trabalho para o home office. São soluções mais práticas, seguras e modernas para o dia a dia do mercado imobiliário. Essa movimentação tem sido fundamental”, resume Victor Souza Gomes.