Proprietário, saiba como manter um aluguel lucrativo no seu imóvel
A atenção com o imóvel de aluguel continua após a assinatura do contrato de locação, viu? Fica tranquilo: separamos dicas essenciais para você, proprietário, manter um aluguel lucrativo no seu imóvel, seja ele uma casa, apartamento ou sala.
Móveis
O primeiro destaque para manter um aluguel lucrativo no seu imóvel são os móveis, sejam eles planejados ou não. Todo mundo sabe da importância de se ter móveis no apartamento de aluguel, principalmente porque o inquilino quer praticidade para mudar e morar.
Em outras palavras, a família não quer ter preocupação em comprar um móvel que não vai ser aproveitado em um novo endereço no futuro.
Então, primeira dica básica: móveis embaixo da pia do banheiro e da cozinha são essenciais. Você acha que o inquilino vai preferir um apartamento completamente vazio ou um que tenha, pelo menos, dois armários para aqueles itens simples de limpeza?
Leia se vale a pena mobiliar um apartamento para alugar em Juiz de Fora.
Mas, não é só colocar os móveis para valorizar o aluguel e deixar o boleto correr…
Atualização
Mais do que montar uma bancada e entregar a chave para o inquilino morar, é preciso ter cuidado com o estado de conservação.
Afinal, uma mesa, sofá ou armário não tem a mesma usabilidade após dez anos de manejo constante.
Então, proprietário, para garantir um aluguel disputado, é preciso atualizar os móveis, assim como janelas, portas, interruptores e demais acessórios.
Você não precisa ter um apartamento todo mobiliado para manter bons inquilinos, mas o diferencial está no carinho em manter as melhores condições de uso daquele endereço.
Ainda sobre o estado de conservação, esse cuidado vai além de atualizar acessórios.
Depósito
Agora, um ponto de atenção que, infelizmente, ainda percebemos com frequência no mercado.
É comum que proprietários deixem no imóvel de aluguel objetos que ficam sem uso na sua própria residência. Por exemplo, um sofá antigo, uma persiana que estava guardada, uma mesa mais usada que ninguém quer mais e até aquela cama barulhenta.
Já encontramos casas e apartamentos que viraram depósito de móveis, quadros e utensílios que a família não queria mais em casa.
Então a orientação é deixar no imóvel apenas o que vai agregar para a locação: um sofá apenas em bom estado, móveis sem marcas, guarda-roupas com gavetas e prateleiras prontas para serem ocupadas e por aí vai.
Proprietário, leia 5 dicas extras para você alugar um imóvel em Juiz de Fora.
Ainda vale mais uma última chamada para você manter um aluguel lucrativo no seu imóvel. Confira abaixo!
Reparos
A manutenção do imóvel alugado é um dos principais motivos que fazem o inquilino escolher uma opção em detrimento de outra. Pensa só: se o cliente busca um 2 quartos em um bairro x, o que vai diferenciar os tantos apartamentos disponíveis é o seu estado de conservação em relação ao custo benefício.
E aí, imagina o cliente visitando o seu imóvel com infiltração no banheiro, varanda agarrando, janela trincando, goteira na lavanderia ou mofo no quarto… Agora imagina isso para quem já está morando nesse local!
Então, proprietário, os reparos e pequenas reformas são fundamentais para manter um aluguel lucrativo no seu imóvel.
A localização pode ser incrível, o ambiente pode ser espaçoso e a vista pode tirar o fôlego. De nada vai adiantar se o espaço não está com as mínimas condições de moradia. Com um imóvel vazio, você perde dinheiro não só deixando de receber o valor do aluguel, mas ainda tem que pagar condomínio e IPTU por sua conta.
Ainda tem dúvida de como manter o inquilino no seu imóvel? Clique aqui e tenha uma consultoria exclusiva com uma especialista do mercado de locação em Juiz de Fora.