7 pontos turísticos pouco conhecidos em Juiz de Fora que valem a visita
Juiz de Fora completa 173 anos e alguns pontos turísticos são bem tradicionais por aqui: Cine Theatro Central, Morro do Cristo, Parque da Lajinha… Para celebrar com a cidade, a Souza Gomes apresenta com o Zine Cultural vários endereços surpreendentes, mas ainda pouco conhecidos pelos juizforanos. Está cansado de fazer os mesmos programas em JF? A gente aposta que você e sua família não visitaram todos os locais da lista a seguir!
Aeroporto da Serrinha
Juiz de Fora não tem decolagem de aviões comerciais, como muitas pessoas da região supõem, mas o nosso querido Aeroporto da Serrinha impressiona pelas opções que divertem todas as idades.
Nem todo mundo imagina, por exemplo, que dá para fazer um voo panorâmico por Juiz de Fora e nem que é possível agendar um salto duplo de paraquedas por lá. E, claro, a foto com as aeronaves é garantida!
Chega de papo e confere esse cartão postal cheio de curiosidades como essas:
Jardim Botânico
Que o Parque da Lajinha e o Museu Mariano Procópio são destinos imperdíveis para quem gosta de estar ao livre em Juiz de Fora e conectado com a natureza, não tem a menor dúvida!
Por isso, que tal conhecer uma opção tão surpreendente quanto? O Jardim Botânico da UFJF foi inaugurado em 2021 e não tem tantos anos de tradição como outros parques de Juiz de Fora, mas emana um charme a mais que vale a visita.
O Jardim Botânico tem uma área verde realmente inspiradora: dá para fazer caminhadas leves, corridas mais longas ou então só contemplar o espaço super bem cuidado e cheio de belas árvores.
Sem falar que você conhece diferentes espécies pelo passeio, pode ler um livro com tranquilidade e dá até para meditar, de tão grande que é o local.
Ah, em breve Juiz de Fora terá mais uma opção ao ar livre: o Parque Estadual Mata do Krambeck.
Melhor do que citar, é mostrar um pouco desse reduto tão especial na cidade:
Aproveite e conheça o Parque Municipal de Juiz de Fora.
Centro de Ciências da UFJF
O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora fica cheio todos os dias, principalmente aos domingos: de um lado da Praça Cívica estão as crianças com patinetes, bolas, skates e bicicletas. No gramado ao lado, estão os pets brincando em harmonia com as toalhas de piqueniques e ensaios fotográficos.
Essa é programação tradicional no campus, enquanto outras muitas pessoas estão correndo e caminhando no anel da UFJF.
Só que dá para acrescentar um passeio curioso e cheio de conhecimento nessa programação: o Centro de Ciências, bem ali do lado do palco.
Tem um observatório com um telescópio enorme, um fascinante planetário, museus diversos, um centro cheio de experiências e exposições para todas as idades, além de espaços para apresentações. Mate sua curiosidade com o nosso tour virtual:
Museu Ferroviário
Mais um ponto turístico que nem todo juizforano conhece pessoalmente: é hora de ver os atrativos do Museu Ferroviário, que fica ali do lado da Praça da Estação no centro da cidade.
O Museu tem um acervo de antigas ferrovias e só por esse motivo já vale a visita, pois são mais de 400 peças históricas, viu? A curiosidade extra é que o espaço ao redor também recebe eventos diversos, como pequenos festivais de música, e são super animados! Sem falar nas feiras e apresentações agendadas no local para os mais diversos públicos.
Dá para tirar foto com as locomotivas originais e ainda aprender um pouco mais sobre a história de Juiz de Fora! Confira:
Museu do Crédito Real
Aproveitando a visita ao Museu Ferroviário, você também pode marcar presença no Museu do Crédito Real, que fica ali pertinho na Getúlio Vargas.
Acredite: você vai conhecer mais do que as transformações das notas e moedas que já circularam por aqui! Tem um amplo mobiliário e objetos para você viajar séculos no tempo e, quem gosta de história, não pode perder esse passeio:
Memorial da República
E tem mais uma indicação para quem não abre mão de conhecer um pouco mais da nossa história no tempo livre em Juiz de Fora!
O Memorial da República Presidente Itamar Franco vale a visita porque sua figura tem uma relação muito expressiva com a cidade, sem falar que Itamar Franco é um marco para qualquer juizforano raiz, concorda?
O espaço é moderno, cheio de inspirações dos anos 1960 e tem exposições, biblioteca, jardim… Um pouquinho de tudo! Veja como é:
Museu de Arte Murilo Mendes
Falando em figuras ilustres de Juiz de Fora, não dá para deixar de lado nessa lista o nome de Murilo Mendes e o museu de arte que leva o seu nome.
A visita é incrível por vários motivos, principalmente por ter um acervo bem extenso de artistas nacionais e estrangeiros.
É realmente um passeio marcante porque você conhece a produção do poeta, nascido no início do século passado e também tem acesso a sua ampla coleção de livros, quadros e tantas outra relíquias também expostas no museu.
Veja as cinco principais praças da cidade.
Sentiu falta de algum cartão postal de Juiz de Fora na nossa lista? Comenta aqui embaixo e vamos comemorar mais um aniversário da cidade em grande estilo: celebrando a nossa história.