Como escolher um imóvel para comprar em Juiz de Fora

Escolher um imóvel para comprar em Juiz de Fora ou qualquer outra cidade, nem sempre é uma decisão fácil. Entretanto, seguindo algumas dicas e planejando corretamente, o processo pode se tornar mais simples. Em muitos casos, uma casa é o bem que demanda mais dinheiro e planejamento por parte do comprador.

Por isso, não é uma tarefa tão simples adquirir um, uma vez que é uma propriedade que requer dedicação. E isso não engloba apenas a parte financeira, viu? Analisar a localização, escolas, transporte público, comércios e outras facilidades faz parte do processo antes de dar entrada na compra do domicílio.

Confira algumas dicas que podem auxiliar na hora de escolher um imóvel para comprar. 

Localização

O primeiro passo para escolher um imóvel para comprar em Juiz de Fora é pesquisar alguns bairros que sejam de seu interesse e dos outros moradores da casa. Refletir sobre a localização é essencial! Caso você já tenha um barro pré-definido, vale também ouvir relatos de quem já mora lá há algum tempo e conversar com o seu corretor sobre a região.

Pesquise também o preço médio do metro quadrado daquela parte da cidade.

É bom ter em mente que nem sempre o bairro que sonhamos cabe em nosso orçamento. Mas, por outro lado, é mais do que provável que existam outras alternativas com melhor custo-benefício e que vão suprir igualmente suas necessidades. Basta procurar e se atentar aos detalhes.

Tipo de imóvel

Depois de entender as reais necessidades dos moradores, vai ficar ainda mais fácil saber qual tipo de imóvel combina melhor com a família. Por exemplo: se vocês são um casal, pode ser que um domicílio menor seja suficiente. Entretanto, famílias maiores, que já têm ou pretendem ter filhos, devem pensar em uma casa com mais quartos.

Outro fator que deve ser pensado quando se quer escolher um imóvel para comprar em Juiz de Fora é no tipo de estrutura. Como casa ou apartamento, por exemplo. Quem tem animais de estimação deve pesquisar e confirmar se o estabelecimento permite a circulação de animais nas áreas comuns, especificamente em condomínios, onde os moradores devem seguir as regras impostas.

Na planta ou usado?

Os imóveis na planta podem ser uma boa escolha em alguns casos. Pesquisando diversos empreendimentos e começando a pagar desde o início das obras, quase todos os procedimentos podem ser negociados para que o sonho do imóvel próprio se concretize.

Algumas pessoas têm receio com relação aos imóveis usados. Isso por conta de possíveis problemas com a estrutura ou uso do mesmo. Apesar do risco, o preço desse tipo de imóvel costuma ser mais em conta do que de domicílios na planta ou novos.

Para se prevenir, faça uma vistoria completa no dia da visita à residência, observando as instalações para garantir que o lar está em boas condições. Se julgar necessário, contrate um profissional para verificar alguns itens.

Avalie as condições e opte pelo que mais se encaixa na situação. Pense nos gastos instantâneos e também nos futuros, além de impostos e taxas inclusas na compra de uma moradia.

Financiamento

Quem vai comprar um imóvel, especialmente quem vai fazer a transação pela primeira vez, não está acostumado a lidar com o mercado imobiliário. Por isso é importante conhecer o que te impede de financiar um imóvel.

Você escolhe como financiar: pelo banco ou empresa especializada. Ao procurar esse serviço, é importante aproveitar os recursos oferecidos e fazer propostas sem medo da resposta.

Quando possível, realize simulações em diversas instituições.

Também vale conversar com os responsáveis pelo investimento. Se restar dúvidas, pergunte e sane todo e qualquer ponto pendente antes de fechar a compra.

Saiba que dá para somar renda com outra pessoa para financiar um imóvel, viu?

Avalie o imóvel selecionado

Depois de passar pelas etapas anteriores, avalie as condições burocráticas e estruturais do imóvel.

Analise a rede elétrica, encanamentos e infraestrutura do domicílio. Reflita se vale a pena colocar suas economias nas reformas pendentes dessa residência ou se é melhor tentar encontrar um lar um pouco mais caro, mas que não precise de reparos imediatos.

Chegou a hora de escolher um imóvel para comprar em Juiz de Fora

Com essas dicas é possível simplificar o processo de compra do lar dos seus sonhos.

Ficou alguma dúvida? Comente com a gente!

Blog Souza Gomes VR


Texto escrito pelo Portal Viva Real exclusivamente para a Souza Gomes Imóveis.

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: