Sete dicas para evitar problemas na reforma do imóvel
A reforma do imóvel em Juiz de Fora ou em qualquer outra cidade é algo que preocupa todos os envolvidos no processo. Essas mudanças podem ser exaustivas, incômodas e, em alguns casos, longas. E nada melhor do que controlar todas as variáveis desde o início, certo?
Para que a reforma do imóvel seja feita com sucesso, é preciso seguir algumas orientações. Precisa de ajuda? Confira sete dicas para não ter dor de cabeça!
1º – Planeje a reforma do imóvel
O primeiro passo é traçar um planejamento detalhado de toda a reforma.
Comece elaborando uma listagem com todos os espaços a serem reformados. E, claro, leve em conta o seu orçamento.
Esse planejamento funcionará como um guia a ser seguido do início ao fim da reforma. Assim, nada sai do previsto ou impede a sua continuidade.
2º – Procure um serviço profissional
Contar com um profissional para fazer o projeto e supervisionar sua obra é fundamental.
O projeto arquitetônico promove a materialização dos seus desejos, sem comprometer a técnica e funcionalidade dos ambientes.
É no escopo do projeto que o profissional atua especificando os métodos e materiais que atenderão as suas necessidades.
Esse profissional também pode supervisionar a obra e a equipe de trabalho para garantir que tudo seja executado dentro do esperado. Com esse trabalho, é evitado desperdícios e o não cumprimento dos prazos.
Esse apoio é a garantia de uma reforma de sucesso.
3° – Pesquise por referências da equipe
Antes de fechar os serviços, é importante conhecer trabalhos anteriores da equipe ou profissional contratado.
Não busque o profissional pelo menor preço e sim pela qualidade, viu? Além disso, tenha certeza de que a equipe é especializada em relação ao serviço a ser contratado.
4º – Compre materiais através de cálculos
É importante definir com o arquiteto responsável os materiais e os quantitativos que serão adquiridos para a reforma do imóvel. Lembre-se sempre de comprar com uma margem de segurança para evitar possíveis inconvenientes.
Saiba que a especificação correta de materiais evita aborrecimentos e problemas futuros.
Outro detalhe é que cada material tem suas especificidades e deve ser utilizado nos lugares onde são indicados pelos fabricantes.
É importante lembrar que aqui também o preço não deve ser o parâmetro fundamental para a aquisição dos materiais, combinado? Coloque na balança a qualidade do que você está comprando.
5º – Se informe sobre a legislação e autorização de obra
Antes de iniciar a reforma do imóvel, informe-se sobre quais os documentos serão necessários para o andamento da obra. Faça esta verificação junto aos órgãos competentes do seu município e conte com a orientação do arquiteto nessa etapa.
Falando em documentação… Exija do seu arquiteto a ART, ou seja, a Anotação de Responsabilidade Técnica do profissional de arquitetura junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
6º – Foque em organização
Organizar o espaço da reforma é fundamental. Isso inclui estabelecer procedimentos para que a obra esteja sempre limpa e organizada.
Um exemplo é providenciar locais para armazenar os materiais recebidos. Eles deverão ser conferidos por uma só pessoa que ficará responsável por essa etapa. Outras dicas são contratar caçambas para a retirada de entulho e proteger pisos que porventura não serão retirados durante a reforma.
Essas são algumas providências que farão com que sua obra aconteça sem maiores problemas!
7º – Respeite os prazos
Para o cumprimento efetivo dos prazos é fundamental manter o foco e seguir o projeto inicialmente aprovado.
Evite mudanças de última hora! Isso gera atrasos e aumento dos custos de mão de obra e materiais.
Por fim, tenha em mente que um projeto bem elaborado e uma obra programada evita surpresas desagradáveis e estresse entre os envolvidos nesse processo. Isso ninguém quer!
Mãos à obra e boa reforma!
Katy Barbosa é Designer de Interiores e Arquiteta Urbanista, mestre em Gestão do Ambiente Construído e professora acadêmica. Diretora de Projetos da Brick Arquitetura + Interiores.