Dia do corretor de imóveis: como esse profissional deve ser visto

Tempo de leitura: 3 minutos

Dia 27 de agosto é comemorado o dia do corretor de imóveis! Mas fica a reflexão: e, aí, temos o que comemorar?

Aqui na Souza Gomes resolvemos aproveitar a data para irmos além de uma simples homenagem a eles. Queremos deixar claro o quanto o corretor é importante em uma transação imobiliária.

Ser corretor de imóveis é completamente diferente do que a grande maioria imagina, pode ter certeza!

Quem dera se fosse fácil assim: mostrar um imóvel, vender e receber sua comissão.

Ser corretor de imóveis é se preocupar todos os dias em encontrar o imóvel certo para cada cliente. Saiba que isso envolve muitas e muitas horas de estudo!

Conseguir esse imóvel ideal significa encaixar tudo o que o cliente precisa. Para isso não basta ter apenas a localização ou número de quartos e vagas de garagem no preço que ele quer.

Cada imóvel que o corretor capta passa por um processo de avaliação a fim de se chegar ao valor de venda junto com o proprietário. Assim, nossos corretores passam por treinamentos com arquitetos, construtores, em lojas de decoração, materiais de construção, além de PNL, teatro empresarial e cursos específicos de avaliadores.

Por exemplo: às vezes, no mesmo prédio, duas unidades aparentemente iguais podem ter preços totalmente diferentes.

Dado o primeiro passo, o corretor tem que instruir o vendedor sobre a melhor forma de trabalho. Novamente ele passa por treinamentos, só que desta vez com o marketing da empresa. O objetivo é saber o melhor posicionamento do imóvel nas mídias, se vale a pena colocar placa, o que deve ser fotografado, o que deve ser exposto ao público, entre muitos outros fatores.

Não dá para abrir mão da excelência em nenhum detalhe!

O corretor também tem que saber de direito imobiliário, olhar a documentação do imóvel, verificar se o local está apto a ser realmente disponibilizado ao mercado. E adivinha? Passa por mais treinamentos, agora com nosso jurídico e também com nosso contador. Dessa vez o foco está em esclarecer ao cliente sobre ganho de capital e quais são as formas legais de escapar desse pagamento.

Depois de tudo isso… Aí sim começa o trabalho do corretor na busca do cliente ideal para aquele imóvel. Um verdadeiro quebra cabeça a ser montado.

O comprador não olha apenas um imóvel. Ele visita 10, 20, 100 locais até encontrar o que melhor se enquadra no seu perfil. E quando ele encontra, a venda está feita? NÃO!

Novamente a habilidade do corretor é que faz toda diferença.

Chegar à forma de pagamento ideal, conciliar as datas de entrega de chaves, verificar certidões, intermediar toda burocracia bancária de financiamentos, fazer um laudo de vistoria com os bens móveis que ficarão no imóvel e juntar todos os documentos para elaboração do contrato de compra e venda.

Ufa! Agora sim, trabalho terminado. AINDA NÃO.

O corretor acompanha todos os processos da venda até o final 

Até a entrega do empreendimento comprado na planta, até a entrega das chaves do imóvel já pronto, até a assinatura da escritura e Registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Agora sim ele pode comemorar: a venda terminou.

Esperamos que após essa leitura, vendedores e compradores entendam um pouco mais sobre a corretagem de imóveis. Principalmente, deixando de tratar o corretor como um simples “mostrador” de imóveis e respeitando o seu trabalho.

Vender ou comprar com um bom corretor de imóveis pode ser mais que lucrativo. Pode evitar inúmeros transtornos, processos e prejuízos bem maiores que uma simples comissão.

Parabéns aos nossos corretores, nós da Souza Gomes confiamos e nos orgulhamos do trabalho de vocês!

E como hoje é o dia do corretor de imóveis, você tem mais um entre tantos motivos para ligar para eles. Acesse o site da Souza Gomes e encontre todos os contatos dos nossos corretores.  

foto blog Diogo

Diogo Souza Gomes é Administrador, formado pela Faculdade Metodista Granbery. Pós graduando em Gestão de Negócios Imobiliários pela Universidade Cândido Mendes.
Há 20 anos no mercado imobiliário, é diretor da Souza Gomes Imóveis e especialista em Marketing Imobiliário.

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: