5 dicas para acertar na compra de imóveis

Tempo de leitura: 2 minutos e meio

Realizar o sonho da casa própria é o principal desejo de muitas pessoas. No entanto, a compra de imóveis deve ser feita com cuidado e atenção para não se transformar em uma enorme dor de cabeça. O investimento em um imóvel é alto e as parcelas devem ser pensadas com cuidado para não correr o risco de não conseguir arcar com a dívida e acabar sem a casa tão sonhada.

Alguns cuidados são essenciais para não transformar o sonho em pesadelo e acabar tendo problemas durante a compra do imóvel dos sonhos. Além de contar com uma imobiliária de confiança, existem algumas dicas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Confira:

Não aja por impulso

Comprar um lar envolve sentimento e a realização de um sonho. Por isso, muitas vezes queremos adquirir o primeiro imóvel que nos apaixonamos, sentindo que ali será o domicílio perfeito. No entanto, agir com a emoção pode fazer com que vc não tenha o melhor custo-benefício que outros locais poderiam oferecer. Avalie e visite mais de uma residência e compare todos os prós e contras de cada um antes de escolher qual será sua nova moradia.

Compare o preço

Dentro de uma mesma cidade, pode existir uma grande variação de preços conforme o bairro,assim como o que ele possui de facilidades e acesso. Antes de decidir qual imóvel irá comprar, avalie se o preço dele está de acordo com a região, comparando com o peço médio do metro quadrado do bairro. Essa informação pode ser obtida facilmente através de plataformas imobiliárias e aplicativos do setor.

Planeje o seu orçamento

Comprar um imóvel envolve um gasto financeiro alto. Além do valor que pode ser parcelado, existem taxas e impostos que devem ser pagos. Planeje seu orçamento e saiba quanto você consegue dispor por mês para essa dívida. O conselho é que o montante não ultrapasse 30% de sua renda mensal. Considere também as contas recorrentes, como água e luz, especialmente se estiver procurando um lugar maior, que tende a ter mais gastos desse tipo.

Analise o imóvel

Além da preocupação com o lado financeiro da transação, você também deve se certificar do estado em que o imóvel se encontra antes de finalizar a compra. Existem diversos pontos que podem trazer problemas futuros. Ao visitar o domicílio, observe:

  • Instalações elétricas, disjuntores e funcionamento de tomadas;
  • Sistema hidráulico, canos e conservação da caixa d’água;
  • Conservação de portões, grades e janelas;
  • Presença de cupins e outras pestes urbanas;
  • Conservação de vidros, janelas e portas;
  • Infiltrações e limpeza da calha.

Também é interessante visitar o imóvel em mais de um horário, para observar ruídos, a vizinhança, segurança e movimento dos arredores.

Use a comunicação a seu favor

Peça dicas para quem já comprou um imóvel ou pesquise sobre o assunto. Também é importante estabelecer um bom relacionamento com o corretor de imóveis e não ter vergonha de perguntar o que você achar necessário. Lembre-se que a comunicação deve ser utilizada a seu favor e pode trazer diversas informações que você precisa para ser bem sucedido na compra de um imóvel.

Seguindo as dicas acima, dificilmente você entrará em alguma enrascada quando comprar um imóvel. Mas lembre-se de contar com profissionais competentes e dedicados para facilitar tanto a busca quanto a transação da compra da casa.

Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários e boa compra!

Blog Souza Gomes VR


Texto escrito pelo Portal Viva Real exclusivamente para o Blog Souza Gomes.
www.vivareal.com.br

 

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: