O que vem depois de assinar o contrato de compra do imóvel

Independente se é para investimento ou moradia, é uma alegria imensa quando os planos dão certo e você consegue assinar o contrato de compra do imóvel. Antes de começar a arrumar as malas, saiba que ainda faltam algumas coisas para tudo estar finalizado. Em resumo, agora começa um processo de validação dessa compra que tem um passo a passo muito bem definido. O objetivo desse texto é te informar sobre os prazos, andamentos, custos e, claro, sobre a parte legal da compra de um um novo lar antes de chamar o imóvel de seu.

Após assinar o contrato de compra do imóvel

Tem muita gente que acha que, depois do contrato assinado na imobiliária, acabou: já é dono do imóvel. Aqui em Juiz de Fora isso também é percebido. Essa é uma confusão muito comum, afinal, uma compra grande como essa é bem incomum. Ninguém que é do ramo imobiliário é obrigado a saber como funciona um processo tão específico como esse, certo?

Por isso, estamos aqui para esclarecer tudo!

Primeiro, um resumo bem completo para te orientar. O diretor de vendas da Souza Gomes, Victor Souza Gomes, fez um passo a passo no vídeo abaixo:

Confiança em quem está ao seu lado

A assessoria de um profissional capacitado para te ajudar vai além da pesquisa pelo imóvel ideal e da assinatura do contrato na imobiliária. É dever do corretor de imóveis te auxiliar em todo o processo descrito no vídeo acima, do início ao fim.

Além do corretor, o despachante imobiliário também é uma figura presente nos trâmites da compra de uma casa ou apartamento. Desse modo, você precisa ter ciência do seu trabalho.

Custos totais da compra do imóvel

O passo a passo depois de assinar o contrato de compra do imóvel também deixa claro que o vai e vem de documentos tem um custo, principalmente com impostos.

Quem aí já ouviu falar do ITBI? É um imposto que você precisa conhecer agora que adquiriu um imóvel. Fique tranquilo porque temos um vídeo específico sobre o assunto para você:

Além do IBTI, é importante que você tenha conhecimento dos custos que essa transação vai ter. Mas os custos totais mesmo! Tim tim por tim tim. Assim, você não é pego de surpresa ao achar que assinar o contrato de compra do imóvel já é suficiente para garantir o novo lar como seu.

Certamente não dá para viver no mundo de hoje sem um planejamento financeiro, principalmente quando o assunto é a aquisição de um bem imóvel.

Dessa forma, anote quais são os os custos totais da compra de um imóvel:

Atenção com os prazos

Ficou claro pelo vídeo que o processo não é feito da noite para o dia. Assinar o contrato de compra do imóvel é o começo do trâmite e não tem como fugir de algumas burocracias. Afinal, você quer tudo legalizado, não é mesmo?

Por isso, é crucial que você fique por dentro dos prazos pedidos em cada etapa.

A gente sabe que a ansiedade com a mudança é grande. A família toda fica sonhando com o novo lar e mal vê a hora de empacotar tudo e arrumar a casa do seu jeitinho.

Então, para acalmar os corações dos mais empolgados, o vídeo abaixo te fala quando você finalmente pode curtir a casa nova!

Pronto, agora sim tudo esclarecido. Se ficou alguma dúvida, é só comentar abaixo ou deixar a sua sugestão. Na Souza Gomes Imóveis em Juiz de Fora, temos dicas toda semana sobre compra, venda e aluguel.

Thaiza ass

Thaiza Gribel


Jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes Imóveis

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: