Meditação em casa: 5 passos para paz na rotina
Neste contexto desafiador do mundo desde 2020, cada dia mais pessoas no país estão cuidando melhor da saúde mental para diminuir os sintomas de ansiedade, principalmente. Segundo matéria do Estadão, na pandemia as buscas no Google pela pergunta “como fazer meditação para a ansiedade” cresceram 4.000% em relação ao ano anterior.
Isso é uma prova de que a meditação em casa está saindo do estereótipo das pessoas “evoluídas”, “plenas”, “espiritualizadas” e até “bicho-grilo” para beneficiar a todos os estilos de vida. Afinal, ser “zen” é ser uma pessoa consciente, que vive no momento presente – e não esses tantos rótulos que vemos por aí.
Meditação Urbana: pouco tempo e muito resultado
O Movimento Zen, empresa desde 2018 oferecendo a “paz que cabe na rotina”, ensina aos seus alunos a Meditação Urbana, um método próprio para que não aguardemos as sonhadas férias ou apenas os passeios na natureza para acessarmos a própria serenidade.
Na Meditação Urbana, fazemos mais com menos: usamos os recursos que temos disponíveis – de tempo, espaço e objetos – para abastecermos nosso potinho interno de energia diariamente, ou mesmo constantemente.
Tire suas dúvidas básicas sobre Meditação aqui.
A grande parte da sociedade ainda opera no “modo automático”, vivendo uma rotina totalmente dedicada às atividades externas, trabalho, listas de tarefas, demandas dos outros, e acaba adoecendo por não respeitar as pausas e próprias necessidades.
Com esse formato de meditação em casa é possível, em poucos minutos, resgatar o centramento, o foco, a leveza e seguir uma vida com menos reatividade ao mundo, mais tranquilidade para solucionar os desafios do dia, dormir melhor, entre tantos benefícios.
Leia, abaixo, algumas dicas para quem quer começar ou resgatar o hábito da meditação em casa que, na opinião do Movimento Zen, deve estar na vida de forma gradual e natural, na chamada “caixinha do gostoso” e não na forma de mais uma obrigação.
Crie um cantinho favorável pra a meditação em casa
Pra meditar, você não precisa de nenhum recurso externo: tudo está dentro de você, principalmente sua respiração! Mas é claro que ambientalizar a prática vai te motivar a priorizar esses momentos breves de pausa, além de te lembrar dela.
Com apenas uma mesinha de apoio e almofada, seu cantinho para meditação em casa já está pronto. Se gostar, utilize velas, cristais, elementos orientais, plantinhas, livros, e o que te despertar bem-estar.
Veja mais algumas inspirações simples e aconchegantes:
Comece pensando em “respirar” mais do que “meditar”
Pra grande parte dos ainda não-meditadores, falar em “meditação” é como falar em “não pensar em nada”, e aí fica bem difícil, não é mesmo? Esse é mais um mito da prática. Meditar é parar para se observar. No Movimento Zen, sempre iniciamos nossas práticas com a respiração.
Quando voltamos a respirar com consciência, naturalmente nossa mente e corpo se acalmam, percebem que “não há perigo agora”, e vão relaxando. Duas práticas simples de respiração que você pode fazer por 3 minutos:
- Apenas pelo nariz: inspirar (encher o corpo de ar) contando mentalmente até 03; expirar (esvaziar o corpo de ar) contando mentalmente até 05. Essa prática garante que você está soltando mais ar do que enchendo e, dessa forma, relaxando todo seu organismo.
- Colocar as mãos no abdômen e respirar com consciência por 03 minutos: observe que quando inspira, a região infla como um balão; e quando expira, ela naturalmente contrai e guarda o umbigo. Dessa forma, você sai da respiração curta no peito, e expande pra outra região, diminuindo a ansiedade.
Use o suporte do Insight Timer
Nas nossas aulas, utilizamos o recurso do timer do aplicativo gratuito Insight Timer. Nele, é possível selecionar o tempo de meditação e escolher sinos tibetanos para marcar o final dela de forma deliciosa.
Além disso, o app dispõe de vários fundos musicais pra prática, desde sons da natureza ao “mantra OM”, que traz muita harmonia do corpo e da mente.
Veja dicas incomuns para cuidar da casa e da mente no distanciamento social.
Invista em produtos que estimulam os sentidos
A ansiedade é fruto do excesso de pensamentos sobre o “amanhã”, que ainda não chegou. A meditação regular nos ajuda a voltar a viver no único tempo que realmente existe: o Agora.
Para potencializar ainda mais a presença no hoje, os cheiros, principalmente, são excelentes formas de cessar o barulho da mente e resgatar a tranquilidade no momento.
Algumas dicas de produtos incríveis para utilizar na meditação em casa e também em vários momentos do dia:
- Incensos terapêuticos: diferente dos incensos fininhos geralmente encontrados em feirinhas, os incensos terapêuticos e artesanais contém a base de elementos da natureza para nosso equilíbrio. Bons e leves aromas para iniciar esse contato são Lavanda, Maracujá e Mirra.
- Óleos essenciais (em gotas ou rollon): esses produtos são extraídos diretamente da fonte da saúde, a natureza. Há várias marcas e formatos dos óleos, para serem aplicados nos punhos, atrás das orelhas. Uma ótima dica são os que tem Ylang Ylang, Lavanda ou Laranja Doce na composição, excelentes para diminuir a ansiedade. Entenda melhor sobre os óleos com os vídeos do especialista André Ferraz.
Use autoafirmações no dia
Na meditação, utilizamos muito o poder dos mantras, frases fortalecedoras que repetimos para que o nosso sistema responda de forma harmoniosa.
Escreva em post-its, nas notas do celular, e locais do seu dia a dia algumas frases para repetir em voz alta durante o seu dia. Essa é uma ótima maneira de tornar o seu dia mais meditativo, ou seja, de cortar pensamentos que te prejudicam e voltar ao seu foco.
Tudo que repetimos em nossas vidas começa a fazer parte do nosso comportamento. Quanto mais você afirmar que “é ansioso” ou “estressado”, “nervoso”, mais seu subconsciente vai guardar e acreditar nessas afirmações.
Vamos substituir essas palavras por algumas mais poderosas?
- “Eu sou paz, eu sou paz, eu sou paz”
- “Tudo está perfeitamente bem no meu mundo”
- “Eu sou ímã de inspiração, amor, dinheiro (e tudo aquilo que deseja)”
- “Tudo vem a mim com alegria, facilidade e glória”
Independente do caminho de meditação e paz que você escolher, priorize sua saúde mental e seu equilíbrio. Você é um grande patrimônio e precisa estar inteiro para buscar seus sonhos e cuidar de outras pessoas. A paz começa em você! Namastê!
Para mais dicas como essas, acesse o vídeo dos 3 R´s da Meditação Urbana aqui.
Você pode adquirir produtos e saber mais sobre aulas de Meditação Urbana pelo Whatsapp do Movimento Zen: 32 99953-5007.