5 dicas incomuns para cuidar da casa e da mente no distanciamento social

Você, muito provavelmente, está lotado de dicas te mostrando como fazer e o que fazer no seu tempo livre. Afazeres domésticos, leituras, estudos, filmes e exercícios encabeçam todas as listas! Mas você pode aproveitar desse momento para ir além no jeito de cuidar da casa e da mente no distanciamento social. Confira abaixo algumas sugestões diferentes do que temos visto sendo divulgadas nas maiores redes sociais.

Afinal, seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir o contágio do coronavírus, as pessoas seguem em casa cumprindo seja a quarentena, o isolamento ou o distanciamento social. O importante é prevenir e garantir a saúde de todos.

1. Isso te traz alegria?

Se você está maratonando todas as séries da Netflix, provavelmente viu alguma coisa sobre a produção chamada Ordem na Casa com Marie Kondo. A “magia da arrumação” proposta pela especialista coloca ordem não só nos objetos do seu lar, mas também na vida dos praticantes da sua técnica. E essa dica pode te ajudar a cuidar da casa e da mente no distanciamento social sem gastar nada, veja só.

Seja com um item, como roupas ou objetos, ou até mesmo com práticas e hábitos. Você deve pensar: “isso me traz alegria?”. Se sim, agradeça e mantenha na sua vida. Caso contrário, é hora de dar um novo propósito!

Ah, outra dica importante: no caso das roupas e demais itens, você precisa tira TUDO do lugar e ir analisando um por um dos objetos. Isso mesmo! A japonesa Marie Kondo orienta a você tirar tudo dos armários, guarda-roupas, gavetas, tudo tudo tudo. E, só assim, você vai reorganizando os espaços e separando o que vai ser doado ou jogado fora.

Vamos combinar, você está com tempo para fazer essa “limpa” um tanto quanto inusitada, mas eficaz, não é mesmo?

2. Só você que não está se exercitando?

Quem está navegando nas redes sociais, está vendo várias postagens de amigos praticando exercícios em casa e mantendo a forma. Desde treinos rápidos até aulas de Ioga, o objetivo é se manter ativo! Mas você não é muito fã desse tipo de treino? Aproveite mais essa dica que foge um pouco dos padrões que está sendo compartilhado por aí.

Ainda falando sobre medidas da Organização Mundial de Saúde em relação ao distanciamento social, os videogames ganham um propósito que sobressai o simples passatempo. A indústria de games está compartilhando as orientações da OMS sobre o coronavírus em suas plataformas. Além disso, com a campanha ##PlayApartTogether, incentiva os gamers a manterem contato pelos jogos online e, ainda, estimularem a memória e o pensamento crítico.

Em resumo, cuidar da casa e da mente no distanciamento social pode ir além dos exercícios físicos nos aplicativos de treinos. Você pode, por exemplo, dançar com o jogo Just Dance, que está online no Youtube todos os dias das 11h às 13h. Ou seja, você nem precisa do óculos de realidade virtual para queimar calorias e se divertir!

3. Continua adiando as mudanças em casa?

Outro jeito de cuidar da casa e da mente no distanciamento social é em relação a decoração! A gente sabe que comprar um sofá ou um tapete novo agora seja mais complicado. Por isso, que tal aproveitar as coisas que você já tem aí para repaginar o ambiente?

Nada de dicas que todo mundo viu esses dias, ein? Confira abaixo algumas sugestões:

  • Troque os móveis de posição, ouse e coloque em prática aquela ideia que você sempre pensou para a mesa de jantar, mas que nunca teve tempo para fazer. Aproveite e veja algumas técnicas do feng shui. 
  • Faça a poda das suas plantinhas, tire e replante mudas, pense em novos lugares para elas ficarem e alegrarem o ambiente;
  • Menos é mais! Aproveite para deixar o ambiente menos carregado ao tirar de vista alguns itens desnecessários, principalmente da sala e do quarto;
  •  Pense numa cor padrão para cada ambiente e troque itens de lugar (por exemplo, do escritório para a sala e vice-versa);
  • Use fotos na decoração, mesmo que sem molduras. Aqui você confere alguns exemplos. 

Se você mora em um apartamento pequeno, confira mais essas dicas do nosso blog!

4. Está ansioso e não sabe o que fazer? 

O momento é muito delicado e diversas pessoas em casa ficam mais ansiosas, apreensivas e até mais desanimadas. Ao invés de temer o presente e desejar um futuro diferente, que tal focar no lado bom?

Para cuidar da casa e da mente no distanciamento social, o principal sentimento é a gratidão. Ela deve ser uma constante nos nossos dias! Mas muitas vezes esquecemos de agradecer as pequenas coisas, como o conforto do imóvel que, mais do que nunca, tem se tornado uma fortaleza.

A dica é simples: pratique o agradecimento com um Pote da Gratidão! Anote num pequeno papel frases e palavras que representem aquilo a ser grato e coloque dobrado num potinho ou caixa. Pronto. Quando bater um sentimento de tristeza e saudade, você sempre pode visitar seu Pote da Gratidão.

5. Você só procura aprender dentro da sua área de atuação?

Os cursos online são uma excelente maneira de se capacitar em casa e aproveitar o tempo livre! Inclusive, diversas empresas estão disponibilizando cursos gratuitos e esse momento de compartilhamento de informação de qualidade só tende a crescer. Dá para cuidar da casa e da mente no distanciamento social, tudo ao mesmo tempo: enquanto faz faxina, ouve uma aula!

Se você está fazendo cursos somente no que trabalha ou então dentro da sua formação acadêmica, está perdendo uma ótima oportunidade de expandir seu conhecimento. Claro que a capacitação na área de atuação é essencial, mas que tal aproveitar alguns minutinhos daquela preguiça em casa para conhecer mais sobre marketing, comportamento, oratória, meditação, psicologia… Todos são componentes essenciais para uma vida mais plena, inclusive no ambiente organizacional.

Fica a dica para você procurar e assistir vídeos no formato TED Talks, que são as palestras mundo afora com especialistas em dezenas de áreas. Tudo gratuito e a grande maioria legendado.

É hora de ficar em casa, continuar se precavendo e, quem sabe, já escolhendo o seu novo lar virtualmente. Clicando aqui a gente te explica como. 

Thaiza ass

Thaiza Gribel


Thaiza é jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes Imóveis

Um comentário em “5 dicas incomuns para cuidar da casa e da mente no distanciamento social

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: