Decoração da varanda: saiba como utilizar melhor esse espaço
Se 2020 provou alguma coisa, é que o lar é o nosso maior refúgio. Quem tem varanda, agora ama ainda mais esse espaço. Quem ainda não tem varanda, está pensando na possibilidade. Então, nada melhor do que conferir dicas coringas para a decoração da varanda e se inspire com a sensação de bem estar em casa!
Selecione o que está faltando
Antes de sair gastando em sites e lojas especializadas, que tal entender um pouco mais do que você pode fazer na decoração da varanda? Converse com as pessoas da sua família para chegarem num consenso. Ou seja, a primeira pergunta é: do que vocês mais sentem falta em casa? E o segundo questionamento é: como podem transformar a decoração da varanda para atingir esse objetivo?
É hora de extrapolar todas as ideias e chegar numa definição em conjunto. Assim, todo mundo fica feliz com esse espaço tão cobiçado.
Com as prioridades definidas, chegou a vez de entender um pouco mais sobre o potencial da sua querida varanda.


Entenda o espaço
Não vamos falar aqui sobre reformas e adaptações diversas, como é o caso da transformação da sua varanda tradicional em uma varanda gourmet com pia e churrasqueira. O objetivo deste post é te motivar com a decoração da varanda que você pode fazer hoje mesmo em casa.
Então, como deixar a varanda ainda mais confortável e bonita com objetos coringas? É hora de analisar o espaço em si:
- A prioridade é uma cadeira mais aconchegante para leitura ou três banquetas para petiscos são mais legais?
- E os ganchos para a colocação de uma rede, terão a dimensão correta?
- Uma mesa pode ocupar muito espaço… Talvez uma mesinha redonda atenda o propósito para os drinks no fim de tarde…
- Será que uma churrasqueira portátil não é mais prática por só ser usada em ocasiões especiais?
- Cabe alguns brinquedos das crianças?
- E onde vão ficar as plantas?
Pausa na lista porque o tema das plantas rende mais conversa.


Use plantas como terapia e decoração
Já foi apresentado no blog os benefícios das plantas naturais na terapia dos ambientes e também dicas de como cuidar delas na rotina em casa.
Se você leu até aqui, sabe que com tantas ideias borbulhando, agora é hora das plantas dividirem o espaço na decoração da varanda juntamente com outros acessórios.
Então aproveita para anotar aí mais uma sugestão: nada como as plantas, seja um jardim vertical ou em vasos no chão, para a varanda ganhar vida e bom gosto!


Defina um estilo
Sem gastar muito, você pode combinar estilos na decoração da varanda, como é o caso da rede, vasos, luminárias e da mobília a ser utilizada.
Não custa nada questionar: você e os outros moradores da casa preferem um estilo mais rústico, clássico ou moderno para o ambiente? Que tal definir um tema como o majoritário e inserir toques de estampas e objetos de outros estilos?


Próximos passos
Acredite: pode fazer muita diferença se você inserir cores e alguns novos elementos básicos na decoração da varanda. Experimente trocar a mobília de lugar, colocar novas almofadas, acrescentar flores e até mesmo uma pintura nova. Sem falar, é claro, do auxílio de arquitetos e designers de interiores para que esse espaço tenha ainda mais vida e utilidade na dinâmica da casa.
Depois de toda essa reflexão, pode-se chegar a conclusão de que a necessidade atual da família requer uma varanda mais adequada. E os motivos são diversos. Seja para a conquista de um espaço gourmet mais equipado, para um tão sonhado canto de leitura ou até mesmo para mais privacidade nesse momento de descanso. Dessa forma, é só clicar aqui para conhecer as casas e apartamentos em Juiz de Fora com varandas.