Vantagens da adoção de praças em Juiz de Fora
As charmosas pracinhas podem voltar a ser o melhor lugar para caminhadas, passeios com o pet, práticas de exercícios e brincadeiras com as crianças. Entenda como a adoção de praças em Juiz de Fora pode contribuir para a infraestrutura, limpeza e segurança dos espaços públicos e conheça exemplos que já estão dando certo.
Como funciona o projeto
A adoção de praças em Juiz de Fora é coordenada pelo programa Praça Viva da Prefeitura. Como o próprio poder público resume, essa é uma “proposta de revitalização para oferecer aos moradores e aos visitantes de Juiz de Fora momentos mais frequentes de convívio social e qualidade de vida”.
Por meio de edital específico, o programa seleciona as empresas e entidades que preenchem todas as especificações de uma carta proposta de adoção da praça, que inclui o projeto a ser desenvolvido e o cronograma de ações.
Cinco propostas de adoção não onerosas já foram aprovadas na cidade:
- Praça Deputado Jarbas de Lery Santos – Bairro São Mateus
- Praça Poeta Daltemar Lima – Bairro Bom Pastor
- Praça Doutor Dirceu de Andrade – Bairro Teixeiras
- Praça de Santa Terezinha
- Praça Presidente Kennedy – Bairro Paineiras

Conheça em vídeo as cinco principais praças de Juiz de Fora.
O que pode ser feito nas praças
A instituição escolhida pelo projeto passa a zelar por uma praça em específico por um ano, podendo esse prazo ser prorrogado. Assim, cabe a ela a obrigatoriedade de conservar os espaços e melhorar as condições de paisagismo e dos equipamentos já instalados.
“Além disso, fica a cargo do adotante melhorias de condições de infraestrutura, como por exemplo, canteiros e calçadas, como, também, de acessibilidade, incluindo rampas de acesso ou piso tátil”, como é citado no site da Prefeitura sobre a adoção de praças em Juiz de Fora.
Confira abaixo alguns exemplos de praças já adotadas no Brasil.
De acordo com cada projeto aprovado, as praças podem dispor de brinquedos para crianças, bancos para leitura, flores e plantas das mais diversas espécies, mesas de xadrez ou até mesmo uma academia ao ar livre.
Importância da coparticipação
A adoção de praças em Juiz de Fora, assim como em centenas de cidades brasileiras, é uma iniciativa que visa não só construir, reformar e manter espaços públicos que antes eram de total responsabilidade da Prefeitura. A parceria tem ainda o objetivo de promover melhorias que atendam as demandas dos vizinhos e da população em geral.
Um exemplo dessa coparticipação foi a pesquisa feita através de um formulário online que reuniu sugestões de moradores para a Praça Presidente Kennedy. Dessa forma, a população poderá voltar a frequentar a praça para os mais diversos fins do seu interesse, sem preocupar em tirar o carro da garagem. Clique aqui e conheça mais do projeto para a Praça Presidente Kennedy.