O que saber antes de contratar um síndico profissional em Juiz de Fora
Ser síndico não é uma tarefa simples: são diversas normas, legislações e procedimentos na condução de um trabalho qualificado no condomínio. Entenda como funciona essa função e como acertar na escolha do síndico profissional.
O que o síndico profissional faz
A figura do síndico profissional vem crescendo cada vez mais. Este profissional externo atua tanto no seu papel de síndico, como também com consultoria para os condomínios.
O síndico é responsável civil e criminal pelo condomínio e muitas pessoas não observam isso na hora de votar numa assembleia condominial.
É preciso ficar atento na hora da escolha do profissional, pois a empresa de sindicatura precisa estar bem estruturada para atender com a qualidade necessária.
Síndico que não mora no condomínio
Muitos condôminos ainda apresentam dúvidas básicas em assembleias de eleição de síndico como, por exemplo, a questão de o síndico profissional não residir no condomínio.
Esse fato para muitos condôminos seria um desafio no exercício da função do síndico, porém, é bem o contrário. O fato do síndico não morar no condômino tira dele a relação pessoal com seus supostos “vizinhos”, ou seja, ter um síndico profissional no condomínio é atuar com a imparcialidade necessária para a gestão e cumprimento do Regulamento Interno e das Legislações Condominiais.
Equipe com o síndico
Eu sou responsável como síndica profissional por 10 condomínios e destaco a importância de uma equipe para o processo do trabalho. O síndico profissional precisa ter sua equipe qualificada junto no exercício da atividade.
No meu caso, são duas pessoas que me auxiliam nas vistorias periódicas no condomínio e em todo meu processo de comunicação. É primordial uma boa comunicação com os condôminos. Todos precisam estar sempre atualizados dos procedimentos da gestão do prédio.
Processos básicos
Mas, afinal, quais são os itens fundamentais na hora de contratar um síndico profissional?
- Que o síndico profissional possa contar com apoio para seu processo de gestão. O trabalho da sindicatura é um trabalho de equipe especializada;
- Que o síndico profissional tenha uma comunicação eficiente. Sempre buscando responder todas as solicitações dentro dos prazos estabelecidos;
- Que o síndico profissional trabalhe com planejamento estratégico. Todos os processos precisam ser monitorados, planejados e medidos.
Você quer saber mais como contratar um síndico profissional para o seu condomínio? Clique aqui e acompanhe mais dicas.