Como otimizar o espaço sem gastar com móveis planejados
Quem tem móveis planejados ou já visitou alguma casa com essa configuração, sabe as maravilhas que esse tipo de organização em casa é capaz de fazer. Mas, saiba que existem algumas dicas para você não precisar gastar com esse tipo de mobília e que já ajudam bastante quando o assunto é otimização dos cômodos!
1. Tenha tudo no seu devido lugar
Já falamos aqui no blog sobre o poder de se organizar a casa por meio de métodos como da Marie Kondo, a mundialmente famosa organizer que deixa qualquer casa como se tivesse saído de um catálogo de revista.
Uma de suas premissas é que tudo deve ter o seu devido lugar. Então, principalmente as memórias (como fotos e papéis) devem ter suas respectivas gavetas, assim como objetos pessoais pequenos (meias, escovas, bolsas e por aí vai) e itens de lazer (bolas, jogos de tabuleiros, caixas de som, canetas coloridas e livros). Por isso, separe lugares específicos para cada item de acordo com seu uso e sua categoria. Se precisar de algo, consegue encontrar em poucos segundos.


Falando nisso, de nada adianta ter essa divisão de espaços se os objetos não são guardados com frequência, não é mesmo? Na correria, a gente esquece daquele ensinamento que as crianças aprendem desde cedo: “se pegou, tem que guardar”. Por isso, tente não deixar os itens soltos em casa que já, já essa arrumação se torna um hábito.
2. Abuse de caixas e cestos setorizados
As caixas já foram faladas aqui, mas não podemos deixar de frisar a sua versatilidade e custo benefício na hora de otimizar o espaço sem gastar com móveis planejados.
Primeiro, porque as caixas e cestos são disponíveis nos mais diversos tamanhos, cores, materiais e preços. Assim, você consegue encontrar caixas que combinam com a sua decoração e que encaixam nos espaços que estão desorganizados ou sem um propósito definido aí na sua casa.


Por exemplo: sabe aquele espaço logo abaixo das roupas penduradas nos cabides? Ali você tem a oportunidade de encher de caixas transparentes e, assim, encontrar facilmente itens menores já categorizados, como cachecóis, cintos, meias, bolsas de mão, biquínis e vários outros tipos de itens pessoais. Fala verdade, é um espaço que você não usaria com tanta praticidade.



Ainda sobre a falta de planejados, as caixas super funcionam em banheiros e áreas de serviço sem armários embaixo para a divisão de produtos de limpeza. Desde as caixas de plástico, as rústicas até as mais trabalhadas e personalizadas, você consegue brincar com elas de acordo com a necessidade de cada espaço.



Se você mora num apartamento alugado, aqui tem um postblog especialmente para você com 10 dicas rápidas.
3. Aproveite os espaços na cozinha
Na cozinha – principalmente a bancada e na parte acima da cuba – juntamos itens dos mais variados tamanhos e que sempre precisamos ter tudo à mão. Por isso, esse cômodo tem um setor especial no meio dessas dicas sobre otimização dos espaços!
Prateleiras tradicionais, potes e suportes já são objetos conhecidos de quem quer organizar e ganhar espaço. Mas já pensou em aproveitar o tempo em casa para fazer você mesmo um painel de MDF com ganchos? A cada semana você pode preencher a parede do jeitinho que quiser.


Aproveite aqueles utensílios que você usa com mais frequência e faça combinações de estilos. Outra opção são as telas de metal, que você muito provavelmente já viu como suporte para fotos com pregadores de madeira. Nesse mesmo material, você encontra dezenas de aramados e ímãs para organizar vassouras, xícaras, tampas, pratos, copos e diversos outros itens.


4. Misture a decoração com a organização do home office
Algumas caixas são tão bonitas, que parecem pensadas para a sua própria decoração em casa! Mas as visitas mal sabem que esse item vai além da beleza e salva a organização para os mais diversos objetos.
É interessante que não só as caixas são capazes de otimizar o espaço sem gastar com móveis planejados. Os objetos de decoração e organização trazem outro clima para qualquer cantinho. Veja como a Terapia de Ambientes pode elevar a energia da sua casa.
O tão cobiçado home office pode ter uma cara ainda mais pessoal e organizada quando a criatividade supera o gasto com móveis planejados.



Se inspire no verde da imagem anterior e confira 3 dicas para cuidar das plantas em casa.
