Como escolher a cuba e a torneira da cozinha e qual a influência no seu dia a dia

A cozinha se tornou um dos ambientes mais importantes da casa, não é mesmo? Antes considerada um local de serviço, hoje em dia faz parte do ambiente social da casa, integrando-se com as salas e até mesmo na área externa, mais conhecida como área gourmet. Por esse motivo, o mercado trouxe uma variedade enorme de acessórios para esses ambientes. Neste post, vamos dar dicas para você escolher a cuba e a torneira da cozinha com opções podem transformar e facilitar o seu dia a dia.

Nós somos a Bruna e a Thaís, sócias proprietárias da Artefato Arquitetura. Somos apaixonadas pelo mundo da Arquitetura e do Design de Interiores e adoramos compartilhar nossos conhecimentos, pois sabemos o impacto positivo que podemos causar na vida das pessoas! O assunto de hoje está ganhando a atenção dos arquitetos: escolher a cuba e a torneira da cozinha é mais importante do que parece, viu?

Acessórios de cubas

Sem dúvidas as cubas com acessórios são as queridinhas do momento! Gostamos muito de dar essa opção para os nossos clientes pois elas podem facilitar na rotina da cozinha. Existem vários tipos de acessórios para cubas e você pode optar pelos que mais te agradam na hora da compra.

Dentre as opções de acessórios estão o detergente embutido, cestinha para lavagem de alimentos, tábua para corte e manuseio de alimentos, escorredor de louças embutido, lixeira embutida e válvulas diferenciadas.

escolher a cuba e a torneira da cozinha

Cubas duplas ou triplas

Outra opção que utilizamos com frequência na hora de falar na escolher a cuba e a torneira da cozinha são as cubas duplas ou triplas. São aquelas que tem mais de um compartimento e muito úteis para cozinhas com muita demanda de lavagem de louças. Você pode setorizar, por exemplo, em louças mais e menos engorduradas.

Além disso, um dos bojos costuma ser mais profundo, justamente para auxiliar na lavagem de louças maiores.

Cuba de embutir em inox dois bojos. Fonte: Pinterest.

Cubas com espaço para secagem

Também existem opções bem legais para casos contrários ao falado anteriormente, quando a cozinha é muito pouco utilizada e não necessita de cubas grandes. Um deles é a cuba com espaço para secagem ao lado.

Ele funciona da seguinte forma: existem alguns frisos que direcionam a água que escoa das louças para dentro da cuba. Desta forma não é necessário fazer rebaixo de área molhada na bancada e, dependendo da situação, até dispensa o uso do escorredor de louças externo.

Cuba de sobrepor em quartzo black com espaço para secagem. Fonte: Pinterest.

Atenção ao material da cuba

O material da cuba também faz diferença na hora de escolher a cuba e a torneira da cozinha. As cubas feitas de inox são as mais tradicionais e as que oferecem as maiores variedades do mercado. São extremamente duráveis e resistentes.

As cubas de louça são opções bem charmosas e que tem sido muito utilizadas pelos arquitetos quando o desejo é uma cozinha com ar mais clássico ou retrô.

Também existem as cubas feitas de quartzo, encontradas em diferentes cores. São perfeitas para quem gosta de um ambiente mais original e despojado.

Cuba de louça branca, dois bojos. Fonte: Pinterest

Além dessas opções, existem as cubas esculpidas com a mesma pedra da bancada. São muito sofisticadas e podem ser feitas sob medida no tamanho da sua preferência.

É importante ressaltar algumas particularidades desse tipo de cuba. Por ser esculpida na pedra ela possui quinas com ângulos retos e isso pode dificultar a higienização da mesma. Sem falar no cuidado que deve ser tomado para não bater panelas com força em suas beiradas e eventualmente danificar a pedra. Portanto, deve ser uma opção para cozinhas ou área gourmet com pouca frequência de uso.

Cuba esculpida na pedra da bancada com área para secagem. Fonte: Pinterest

Tipo de instalação da cuba

Na hora de escolher o seu tipo de cuba, deve-se ficar atento também ao tipo de instalação que será utilizada. As duas opções mais usadas são o sistema de embutir e o sistema de sobrepor.

A cuba de embutir é o sistema mais tradicional de instalação, por isso é mais facilmente encontrada e tem muitas opções. Nesse sistema, a cuba é colada por baixo da pedra, sem aparecer qualquer tipo de borda. Já no sistema de sobrepor, a cuba fica apoiada na bancada, deixando assim as bordas aparentes, o que facilita sua instalação.

Em relação à manutenção, consideramos a cuba de embutir de mais fácil limpeza. Isso porque, nas cubas de sobrepor, as bordas podem acumular umidade ou alimentos, além de dificultar o uso de rodinhos quando usados na bancada.

Já pensou em ter plantas na cozinha? Clique aqui para ver sobre.

Escolher a cuba e a torneira da cozinha da torneira faz toda diferença

Quando falamos sobre cubas de cozinha, não podemos deixar de falar sobre suas respectivas torneiras, não é mesmo? Existem cada vez mais variedades disponíveis no mercado, modelos que facilitam a vida dos moradores e deixam os ambientes ainda mais bonitos. Aqui iremos falar sobre como escolher a torneira ideal e as que mais gostamos de incluir em nossos projetos!

O primeiro ponto a ser definido para escolher a cuba e a torneira da cozinha é sobre seu tipo de instalação. A torneira pode ser na bancada ou na parede. Em seguida definimos sua respectiva cor, material, e o tipo de misturador a ser utilizado (monocomando ou comando simples). A partir disso, começamos a busca pela torneira ideal para aquele ambiente e pra as necessidades de seus usuários.

As nossas queridinhas do momento são as torneiras flexíveis, que além de apresentarem um design diferenciado, facilitam a lavagem de louças maiores e a higienização da sua bancada.

Torneira flexível monocomando, com filtro acoplado. Fonte: Pinterest.

Outra opção que proporciona praticidade, conforto e modernidade para as cozinhas, são as torneiras que dispõem de água muito gelada ou muito quente, facilitando na hora de cozinhar, além de água filtrada, purificada e até mesmo água com gás.

Sim! A torneira com água com gás é uma super novidade no mercado, que foi lançada na Expo Revestir 2020!

Vocês perceberam que, para escolher a cuba e a torneira da cozinha, temos uma infinidade de opções para todos os gostos e com diversos valores, né? Além disso, os aspectos técnicos fazem toda diferença, portanto confie nos arquitetos. Eles vão deixar a imaginação fluir na hora de projetar e criar um ambiente com a cara e a funcionalidade ideal para cada cliente.

Aproveite para ver qual persiana ou cortina combina com a sua cozinha.

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: