Dicas práticas para economizar energia: em casa ou na sua empresa

A economia de energia tem sido uma busca constante para clientes de todos os segmentos e tamanhos. Se as empresas possuem um alto consumo pois precisam manter sua produtividade, os consumidores residenciais também precisam se equilibrar entre as atividades rotineiras e a vontade de economizar.

Para agravar ainda mais a busca por economizar energia, os dois tipos de clientes estão reféns dos reajustes das distribuidoras e bandeiras tarifárias que aumentam o valor da conta de luz sem que não aja nenhum consumo a mais.

Além disso, muitos fatores podem influenciar no aumento do consumo de energia. Assim como a instalação elétrica do imóvel, a utilização de equipamentos antigos e até mesmo a iluminação e ventilação naturais do local.

Focados em redução de custos com energia, nós do Grupo Arion, pensamos em como dar dicas para diminuir seus gastos com energia em atividades simples, mas também, que vão fundo na rotina da casa e da empresa.

Pronto(a) para economizar energia?

  1. Faça a manutenção das instalações elétricas

As instalações elétricas sofrem desgaste com o tempo de uso. De tal forma que isso acontece tanto em empresas quanto em residências. No entanto, em locais onde o consumo da energia é intenso e constante, o desgaste é mais intenso e visível. Por isso, é recomendado realizar uma verificação da fiação de dez em dez anos, no mínimo.

  1. Invista na automação

Sistemas de automação permitem controlar o consumo e intensidade da luz, regular a temperatura do ambiente e otimizar o uso de ar-condicionado. Ambientes como a garagem, por exemplo, são um bom exemplo dessa aplicação. Com a instalação de sensores de movimento as luzes só serão ligadas quando houver alguém utilizando o local.

  1. Renovação dos aparelhos

Com o avanço da tecnologia, novos aparelhos e sistemas elétricos surgiram. De uma forma geral, os mais modernos tendem a economizar energia. Busque comparar o consumo energético dos equipamentos instalados em sua empresa/residência com as opções mais modernas do mercado.

Caso exista uma diferença considerável no desempenho, estude a troca deles. Além disso, as lâmpadas podem ser uma fonte importante de gasto de energia elétrica. Procure utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Além disso, o Selo Procel é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra. Ele indica quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.

  1. Evite deixar equipamentos em stand by (modo repouso)

Esquecer equipamentos ligados ou deixá-los longos períodos em modo de repouso não ajuda em nada na eficiência dos mesmos, além de continuarem consumindo energia.

Se estiver em casa, evite hábitos como dormir com a televisão ligada, ou ligar equipamentos de alto consumo, como o ar-condicionado, quando não há necessidade. Essas são dicas de economia de energia que devem ser difundidas entre os funcionários.

  1. Faça um planejamento de gastos com a energia

Pode parecer algo excessivo. Mas é somente com um planejamento de gastos (baseado na sua demanda de consumo) que você poderá compreender melhor em quais condições sua empresa ou residência consome mais energia e, assim, traçar ações corretivas.

Com essas dicas de economia de energia, você poderá chegar a soluções personalizadas para reduzir os gastos com energia em sua empresa ou residência.

No mercado, existem empresas especializadas para identificar qual é o melhor caminho para cada cliente, como o Grupo Arion.

  1. Pinte as paredes de cores claras

Como dissemos, mesmo as dicas mais simples podem servir para trazer grandes benefícios para economizar energia. Uma delas é o fato de ter cores claras nas paredes do seu imóvel, assim, o ambiente precisará de menos lâmpadas e, consequentemente, menos energia.

  1. Conscientize moradores e funcionários

Mesmo com todas as ações descritas acima, é importante se atentar pelo comportamento dos moradores da casa e também dos funcionários da empresa.

O pensamento da economia precisa ser compartilhado por todos. Assim, é preciso que todos colaborem para não usar equipamentos sem necessidade, como o ar-condicionado, impressoras, etc. Além disso, lembrar de desligar todos também deve ser uma atividade coletiva.

  1. Invista em Energia Solar

A geração própria de energia funciona como uma solução definitiva. Isso porque ela liberta o consumidor da dependência das Distribuidoras e preços do mercado. Com a energia a solar fotovoltaica, por exemplo, o consumidor produz a energia que precisa, chegando a uma redução de 99%.

Quem gera a própria energia, passa a pagar apenas pelo chamado “Custo de Disponibilidade”. Este é o valor mínimo cobrado para o uso do sistema de distribuição de determinada área.

As placas possuem garantia de performance de 25 anos. Depois disso, ainda estará produzindo pelo menos 80% de sua capacidade de geração inicial. Já o período médio de retorno do investimento é abaixo de 4 anos.

Para começar a geração de energia solar é preciso contar com o estudo da demanda energética do consumidor. Pois, são esses dados que darão base para o planejamento da quantidade de placas necessárias. Com essas dicas, você poderá chegar a soluções personalizadas para reduzir economizar energia em sua empresa ou residência.

 

Este conteúdo foi produzido pela Solarion. A empresa busca, por meio da Geração Própria de Energia Solar, oferecer novas soluções e perspectivas que fazem a diferença no bolso e também na conquista dos objetivos da organização. 

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: