Persiana ou cortina, qual a melhor opção?

Na hora de definir qual o melhor produto para sua casa ou apartamento, sempre aparece aquela dúvida: o que vai ficar mais legal? E no caso da escolha entre persiana ou cortina, ambos chamam a atenção no espaço e são essenciais para dar aquele toque especial. Confira abaixo um resumão do que você precisa saber para se inspirar e fazer a escolha certa para você e o seu lar.

Opções de persianas para vários estilos

Primeiramente vale lembrar que, quando falamos de persianas, o leque de opções é enorme. Sem falar que são propostas bastante específicas para cada modelo.

Já não são mais aquelas opções horizontais e verticais, que por muitas vezes eram compostas de lâminas de tecido, alumínio, pvc ou madeira. Estes modelos tradicionais ainda existem e alguns deles com grande utilização por arquitetos e decoradores. Este estilo ainda dispõe de grande apelo estético e efeito no jogo de luz.

É o caso da persiana horizontal de 50mm em madeira real ou bamboo. Elas são as queridinhas e já fazem parte da decoração de muitas casas e ambientes comerciais a várias décadas, sem perder o estilo. 

Depois de conhecer o que é chamado de persiana, chegou a hora de saber alguns modelos e suas principais vantagens.

Modelos de persianas para você escolher

Persiana modelo rolô: Este produto traz em seu DNA uma ideia prática e extremamente funcional. Seu sistema de enrolar permite proteger o ambiente e, quando recolhidas, ocupam um espaço mínimo. Hoje é disparado o produto mais vendido do Brasil na linha de persianas, principalmente nos tecidos de proteção UV, as famosas telas solares ou até mesmo para um escurecimento bastante eficiente em quartos.

Persiana romana: Charmosa e elegante, a romana também é um produto muito utilizado nos mais diversos ambientes. Seus frisos horizontais e seu recolhimento em gomos faz com que crie um efeito único, agregando muito na decoração.

Persiana Eclipse/Horizontal e Vertical: Decorar e ter o controle de luz natural no ambiente sempre foram os grandes diferenciais destes modelos. Tenha a possibilidade de, mesmo com a persiana fechada, controlar a quantidade de luz e a visibilidade, mantendo a privacidade e proteção solar do ambiente.

Persiana Celular: Este produto em formato de colmeia sempre teve seu lugar. É um produto refinado e, com seus tecidos translúcidos, trazem uma beleza indiscutível. Nas opções blackout, o que muita gente não sabe é que o produto pode ser considerado termo-acústico. Isso porque o seu formato colmeia cria uma pequena bolsa de ar. É um produto bastante requisitado em conjunto com janelas anti-ruídos e térmico por sua parte interna ter uma camada de alumínio, reduzindo significativamente a entrada de calor no ambiente.

Fonte: Fontesville

Além destes principais modelos, existem vários outros estilos em que vale a pena você pesquisar e conhecer um pouco mais.

Cortinas sempre na moda

Outro produto que se faz presente a várias e várias gerações é a cortina de tecido. Elegante, durável, prática e, por que não, moderna!

Assim como as persianas, as cortinas de tecido também evoluíram e muito com o passar do tempo. Hoje são diversos tecidos compostos de inúmeros materiais, sendo predominante hoje o uso de materiais em poliéster devido a facilidade de higienizar.

Os tecidos, mesmo blackouts, têm em sua aparência características finas, aparência muito natural e toque suave. Bem diferente dos materiais em pvc ou até mesmo as fibras naturais.

A cortina é um elemento indispensável quando se fala em aconchego e beleza. Prática no uso e também na limpeza, este produto permanece a séculos em uso e nunca sai de moda.

Sem criar frestas ou buracos entre peças, as cortinas conseguem alcançar grandes dimensões tanto na largura, quanto na altura.

A Fontesville, pensando em trazer mais personalidade para a persiana ou cortina, montou a própria fábrica, onde o processo semi-artesanal trabalha nos pequenos detalhes para entregar o melhor produto, com os devidos padrões e proporções, nossas cortinas tem alcançado cada vez mais o seu espaço.

Em resumo, para escolher entre persiana e cortina, vale avaliar o local de instalação e design de interiores do ambiente, associando beleza e praticidade.

Dicas finais entre persiana ou cortina

De forma geral, a persiana ou cortina pode ser um tipo de melhoria fácil no seu imóvel, ainda mais se for compacto.

a orientação para você escolher a persiana ou cortina é que, sempre em portas ou locais de passagem, sejam pensados produtos de deslizar. Assim, acompanham o formato da porta. É o caso das cortinas de tecido, persiana vertical, persiana painel…

Produtos com recolhimento na horizontal, tendem a causar um desconforto no uso. Isso acontece porque vez que alguém precisar passar, terá que recolher praticamente toda a persiana para ter acesso.

Já em janelas, todos os produtos se encaixam muito bem, vale apenas lembrar de um detalhe importante: as cortinas de tecido ficam muito mais valorizadas terminando no piso. As cortinas de tecido sob medida, na meia altura, tendem a não valorizar os detalhes do produto.

O diálogo com arquitetos e decoradores trazem benefícios enormes de funcionalidade e beleza para o seu projeto, seja com persiana ou cortina.

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: