Saiba como fazer uma proposta em um imóvel e suas vantagens

Você visitou uma casa ou apartamento, gostou e já quer fechar negócio! Que coisa boa, não é mesmo? Antes disso, na maioria dos casos, é possível negociar sobre o valor de venda ou aluguel. Mas não é aquela barganha que comumente é feita em feiras e lojas. Para ter sucesso no sonho de mudar para o novo lar, entenda como fazer uma proposta em um imóvel.

O que consta na proposta de um imóvel

A proposta é um documento que valida a intenção de compra ou de aluguel em um imóvel. Assim, o proprietário pode avaliar as condições sugeridas pelo futuro comprador ou inquilino. Principalmente em relação ao pagamento.

Além disso, ficam registrados nesse documento os dados do interessado. Ah, se for uma compra ou aluguel no nome de duas pessoas, são inseridas as informações pessoais dos dois proponentes.

Enquanto na proposta de venda são indicados o banco para financiamento, data da escritura, valor do sinal e forma de pagamento detalhada, na proposta de locação aparecem dados como dia para vencimento, tempo de contrato, forma de garantia locatícia, por exemplo.

Assim, a imobiliária faz a análise de crédito do interessado e de possíveis riscos no pagamento. Por outro lado, o proprietário fica responsável por aprovar questões como o valor sugerido na proposta.

A proposta garante um desconto no valor do imóvel?

Como o próprio nome indica, na proposta o interessado na compra também pode propor um valor que ele está disposto a pagar no imóvel. Esse valor abaixo do anunciado deve ser aceito pelo proprietário para os trâmites seguirem normalmente. Caso contrário, esse dono do imóvel pode fazer uma contraproposta ao futuro morador.

Tudo bem se o proprietário não aceitar as condições que você está propondo para garantir o imóvel. Mas você pode, com a proposta, tentar alguma mudança ou acordo.

Como fazer uma proposta em um imóvel para aluguel

Muitas pessoas acham que no caso do aluguel, não aceita negociação em relação à preço. E isso é um erro!

Você pode sugerir, sim, um valor diferente do anunciado (sem assinar nenhum documento) e esperar o ok ou a recusa do proprietário. É um processo mais rápido que o da venda, mas sobre os prazos você confere logo abaixo.

Com a ajuda de profissionais do ramo imobiliário, é feito o intermédio entre o interessado e o proprietário do imóvel. Desse modo, ambos se resguardam até o momento de conversarem e negociarem todos juntos, se houver necessidade.

Quanto tempo vale a proposta

A proposta é um documento muito importante pois ela sela o interesse no imóvel e dá andamento na negociação. Sem essa confirmação, o processo se torna amador e muito mais arriscado, já que tudo é feito no “boca a boca”.

O prazo de validação da proposta depende de cada situação. Confira no vídeo abaixo:

Ficou alguma dúvida sobre como fazer uma proposta em um imóvel? Deixe seu comentário abaixo! Aproveite para conferir os imóveis disponíveis para venda e aluguel em Juiz de Fora no site da Souza Gomes. 

Thaiza ass

Thaiza Gribel


Jornalista e Assessora de Comunicação da Souza Gomes

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: