Pensando em construir? Veja como está o setor da construção civil
Durante a pandemia, muitas famílias viram a necessidade de mais espaço em casa e, com isso, decidiram construir. Explicar esse momento quente para o setor da construção civil pode ser simples, levando em consideração alguns pontos dentro desse último ano, no próprio mercado e no cotidiano das pessoas.
Quem resolveu construir recentemente, provavelmente encontrou uma oportunidade legal ou se interessou nas facilidades que surgiram dentro da área.
Você foi uma das pessoas que se identifica com essa decisão? Veja um panorama de como está o setor da construção civil atualmente e se, ainda não o fez e tem vontade, se programe para construir uma casa ou fazer reformas.
Baixo estoque
As notícias de que alguns materiais estavam faltando foram muito graças a paralisações do setor por conta das medidas de segurança no combate ao Covid-19. Isso foi melhorando ao longo dos meses e chegou um momento em que observamos uma melhoria no setor.
Quando as atividades da indústria foram retomadas gradualmente, o mercado começou a repor as prateleiras e depósitos. Assim, as pessoas que estavam esperando esse retorno para continuarem suas obras, rapidamente compraram os itens que chegaram. E aí, adivinha? Foi gerada uma nova escassez na área porque o estoque está sendo preenchido com mais lentidão do que antigamente.
O problema é nacional e envolve tanto as construtoras quando as lojas para atendimento ao público em geral.
Alta demanda
Além do estoque em baixa, outros fatores influenciam na instabilidade de como está o setor da construção civil. A alta do dólar é um deles pois impacta no preço da matéria prima de alguns itens. Outra questão é o aumento da demanda pela construção de casas. Como resultado, os produtos ficaram em falta e subiram de preço.
Mas o que fez as famílias desejarem construir suas residências agora?
Na pandemia, ficar em casa deixou de ser só uma opção de conforto e se tornou questão de segurança e outras necessidades cotidianas. Com o passar dos dias, muitas pessoas perceberam que precisavam de mais espaço, seja para as crianças brincarem, para fazerem um churrasco no final de semana ou para a montagem de um home office. Assim, a escolha de se construir uma casa ganhou força.
Tem um SGCast que aborda exatamente isso: como as pessoas mudam as suas necessidades ao longo da vida tendem a querer mudar para um lugar mais espaçoso ao lado da família. Confira:
Enquanto muitos sonham com a construção de uma casa, a pandemia fez com que esse desejo ficasse ainda mais latente. Consequentemente, o mercado imobiliário e o setor da construção civil sentiram os impactos dessa nova demanda, uma oportunidade se apresentou nesse ponto e as empresas do ramo cresceram durante esse processo.
O que fazer?
Se você está com interesse em fazer algum tipo de reforma em casa ou até mesmo construir uma residência, a pesquisa e análise do cenário mais uma vez se mostra imprescindível antes de qualquer decisão.
E algumas mudanças que envolvem reformas em casa surgiram com força na pandemia, como por exemplo, a necessidade de tornar ainda mais confortável o lugar onde as pessoas passam uma grande parte do tempo: suas casas.
Para evitar dor de cabeça, já sabendo como está o setor da construção civil, você pode pedir orçamentos em diferentes empresas que incluam o prazo de entrega dos materiais.
Outra questão é o planejamento. A expectativa do setor é de uma possível normalização para o início de 2021. Então coloque na balança os imprevistos tanto por questões financeiras quanto em relação à entrega dos itens pela empresa contratada, afinal, planejamento e organização nesse momento importante na vida das pessoas é essencial para evitar transtornos.
Vem conferir um vídeo em que abordamos as mudanças dentro do mercado imobiliário: