Vale a pena fazer permuta de imóvel em Juiz de Fora?

“Você aceita permuta”? Essa é uma das primeiras perguntas quando se tem um imóvel à venda. E aí, o que você responderia? Entenda abaixo as vantagens e os cuidados ao se aceitar uma outra casa ou apartamento na troca e conheça as particularidades de uma permuta de imóvel em Juiz de Fora.

O que é considerado permuta

Fazer uma permuta no mercado imobiliário significa colocar na negociação de um imóvel, outro bem imóvel. Ou seja, é uma troca. E aí, a conta é bem direta: ao invés do cliente comprar um imóvel só com a compensação financeira, ele pode inserir nessa equação outro imóvel. Se os valores não se igualarem, pode ser paga a diferença.

Na permuta, podem entrar terrenos, casas, apartamentos, sobrados, lojas… Tudo depende do interesse do comprador e do vendedor!

Para você começar a entender sobre a permuta, o vídeo abaixo ajuda a iniciar as discussões sobre o tema. Por exemplo, confira o que é a torna!

Vender ou permutar

É normal que o vendedor tenha receio, inicialmente, de pegar algum imóvel na negociação. Ainda mais se estiver participando desse tipo de transação imobiliária pela primeira vez.

É preciso analisar caso a caso e nada melhor do conhecer todas as suas possibilidades antes de tomar qualquer decisão, não é mesmo? Por isso, entenda que a permuta pode ser um caminho para você finalizar a negociação de um outro imóvel.

Isso porque é muito comum que, quem deseja ir para um novo imóvel, já tenha uma casa ou apartamento para se desfazer. Assim, as chances de assinar um contrato por meio de permuta aumentam! Sem falar nos investidores, que são aquelas pessoas que já compram imóveis pensando na negociação futura.

Mas, se você está precisando de um dinheiro rápido, talvez seja melhor vender seu imóvel e comprar outro depois. Tá vendo como que cada situação é unica?

Calma que temos um outro vídeo específico sobre essa dúvida:

Cuidados ao se negociar uma permuta

Alguns pontos de atenção valem ser apresentados aqui, tanto para uma permuta de imóvel em Juiz de Fora quando em qualquer outro lugar.

Primeiramente, como já falado nos vídeos anteriores, é imprescindível que se esteja bem assessorado durante todo o processo. É muito importante que um corretor de imóveis avalie, por exemplo, o real valor do imóvel a ser permutado. A gente sabe que a avaliação de um imóvel é um assunto delicado porque, muitas vezes, o lado sentimental aflora na negociação. Afinal, qual é o preço da casa onde seus filhos deram os seus primeiros passos, por exemplo? Um bem tão especial requer uma avaliação profissional e detalhada. 

Outra questão é em relação ao contrato, nos moldes de escritura pública. Se atente para que esse contrato disponha de todas as informações de ambos imóveis e que sele o que foi negociado verbalmente.

Nem precisamos falar que todas as partes envolvidas precisam estar de acordo com os valores e condições, não é mesmo?

Permuta de imóvel financiado

A permuta de imóvel em Juiz de Fora é um dos temas de maior repercussão no SGPlay, o canal de vídeos da Souza Gomes sobre o mercado imobiliário. E quando a permuta envolve um imóvel financiado, as dúvidas continuam.

Sim, é possível vender e permutar um imóvel que esteja com financiamento ativo. Ou melhor dizendo, dá para colocar na negociação um imóvel que ainda não esteja quitado no banco.

Com as taxas de juros cada dia mais atrativas, também será cada vez mais comum que se tenha disponível no mercado imóveis com financiamento bancário em andamento. Por isso, já saiba que você pode esbarrar com algum caso parecido na hora de permutar.

Permutar um imóvel financiado requer um entendimento de uma parte mais técnica. Então nada como um vídeo com um exemplo em formato de esquema pra esclarecer todos os seus possíveis questionamentos. Clique aqui e confira. 

Particularidades da permuta de imóvel em Juiz de Fora

Falando especificamente da cidade, Juiz de Fora tem uma grande oferta de imóveis com boa liquidez. Ou seja, imóveis que você pode considerar aceitar na negociação e vender futuramente. Ou, quem sabe, ganhar dinheiro com o seu aluguel.

Um exemplo são os studios que, já há alguns anos, têm ganhado força com lançamentos no centro da cidade e estão equipados com lazer nas áreas comuns. São apartamentos modernos, funcionais e com uma ampla conveniência no prédio, como é o caso de lavanderia e academia.

Muitas famílias também aceitam apartamentos de 2 quartos na permuta, já pensando no filho que vai sair de casa e que logo, logo vai precisar de um novo lar. O contrário também acontece: quando o imóvel fica grande para o casal, é comum que a negociação envolva um apartamento mais compacto e central, ideal para eles aproveitarem essa nova fase da vida.

Com a pandemia do Coronavírus, houve um aumento na permuta de imóvel em Juiz de Fora. Principalmente diante desse novo cenário, você precisa estar assessorado por um profissional do mercado imobiliário para que ele te oriente se essa negociação é vantajosa.

imóveis juiz de foraPowered by Rock Convert

Thaiza Gribel

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: