Mitos e verdades sobre o Minha Casa Minha Vida
Diariamente as pessoas pesquisam sobre como fazer um bom financiamento imobiliário e o programa da Caixa Econômica Federal é uma ótima opção. Mas será que tudo que ouvimos por aí é verdade? Hoje você entende quais são os mitos e verdades sobre o Minha Casa Minha Vida.
O que é o Minha Casa Minha Vida?
Para início de conversa, o programa surgiu em 2009. Foi uma iniciativa do Governo Federal que oferece condições mais atrativas para o financiamento do primeiro imóvel.
Quais são as fases do Minha Casa Minha Vida
Em suma, atualmente existem 4 fases do programa. Confira, em especial, mais detalhes sobre a fase 3.
É muito comum as pessoas falarem sobre subsídio quando o assunto é essa modalidade de financiamento. Mas, afinal, do que se trata? Todos tem direito a esse “desconto”? A resposta é NÃO. Nem todos conseguem esse benefício.
Em resumo, o subsídio é proporcional à renda e a quantidade de participantes no financiamento. Ele nada mais é do que uma ajuda do governo. Quanto menor a renda, maior o subsídio, pois subentende-se que um participante com menos renda precisa de mais incentivo e ajuda para a aquisição. O valor da renda determina de quanto será o subsídio e ele pode chegar ao teto máximo de R$27.500,00.
Como funciona a taxa de juros do MCMV
Um dos primeiros mitos e verdades sobre o Minha Casa Minha Vida é relacionado a taxa de juros. Ela é a mesma para todo mundo? A resposta também é NÃO.
Assim como o subsídio, a taxa de juros também é definida de acordo com a renda do participante. Quanto menor a renda, mais baixo será o juros do financiamento.
Quanto é o valor de entrada
É verdade que não precisa dar entrada? NÃO.
Por mais que o programa tenha sido criado para facilitar a compra do primeiro imóvel, ainda é necessário que o participante disponibilize o valor da entrada do financiamento.
Portanto, esse valor será determinado de acordo com a renda comprovada. Algumas construtoras, por exemplo, oferecem a opção de dividir essa entrada em alguns meses.
Qual imóvel você pode comprar
E tem mais mitos e verdades sobre o Minha Casa Minha Vida. Escutamos por aí que só é possível comprar pelo programa um imóvel com acabamento simples ou de má qualidade.
Contudo o mercado oferece inúmeros imóveis de qualidade inquestionável que se enquadram no programa. Muitos construídos por empresas renomadas e localizados em regiões centrais, com elevador, sacada, vaga de garagem coberta e acabamento em porcelanato.
Dois exemplos de lançamentos Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora com todas as especificações de qualidade citadas acima são o Poço Rico Residências e o Avenida Sete Residências.
Todos os mitos e verdades sobre o Minha Casa Minha Vida resumidos
Tanto você quanto o imóvel precisam se enquadrar, certo? Recapitulando, veja as exigências do Minha Casa Minha Vida:
- O proprietário não pode ter um imóvel em seu nome;
- A renda máxima é de R$6.500,00 e precisa ser comprovada;
- Não pode ter restrição de crédito;
- O imóvel a ser financiado precisa ser novo.
Um corretor de imóveis de sua confiança saberá te orientar diante de todos os mitos e verdades sobre o Minha Casa Minha Vida.
Se ficou alguma dúvida, só deixar seu comentário abaixo e vamos juntos encontrar o imóvel Minha Casa Minha Vida ideal com você!