Já ouviu o termo Retrofit?

O conceito de “Retrofit” surgiu na Europa e nos Estados Unidos e significa basicamente “colocar o antigo sob reforma”. O objetivo é preservar construções existentes, porém adequando-as aos padrões atuais e estendendo a vida útil dos imóveis.

O retrofit conquista cada vez mais espaço no mercado por conta da crescente valorização das construções históricas, combinada com o desejo de mantê-las em uso, porém com a estrutura e as facilidades disponíveis nos dias de hoje.

Aplicar o retrofit se torna essencial quando os edifícios começam a gerar custos de operação e manutenção elevados e precisam de ajustes para garantir não só a redução de
despesas, mas também a segurança para os moradores e visitantes e a própria vida útil do imóvel.

Para se ter uma ideia, realizar o retrofit em um imóvel pode levar a uma economia de até 40% de energia, além de regularizar o imóvel às exigências técnicas e de segurança do município e, é claro, proporcionar maior conforto às pessoas que frequentam tal edifício.

É necessário contatar profissionais projetistas antes de realizar o retrofit em seu imóvel, para conseguir resultados reais e eficientes. Isso porque instalações antigas estão repletas de complicações estruturais. Algumas precisam ser adaptadas e outras substituídas, porém sempre sem prejudicar a arquitetura do imóvel, o que torna tudo mais difícil para quem não é especialista em projetos.

Retrofit no Brasil

A demanda por retrofit vem aumentando consideravelmente nos últimos anos como uma opção para conservação e melhoria do patrimônio em regiões urbanas saturadas, como os centros das grandes cidades.

Isso está levando a uma renovação imobiliária com bastante potencial, combinando a nostalgia e beleza do que é histórico, com a praticidade de viver um centro urbano bem desenvolvido.

Vale ficar atento e buscar aplicar o retrofit em propriedades para aproveitar a crescente demanda por imóveis nestas condições, que combinam o novo e o antigo de uma forma charmosa, eficiente econômica e, muitas vezes, também lucrativa.


Texto extraído do Blog da Adão Imóveis

http://www.adaoimoveis.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-retrofit/

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: