Infiltração no apartamento alugado: tudo o que você precisa saber

infiltração no apartamento alugado

Você está em casa, curtindo aquele merecido descanso… E repara uma mancha mais escura na parede. Aí você logo desconfia que é uma infiltração. E agora? Bate aquela dúvida, a infiltração no apartamento alugado fica por conta de quem: inquilino, proprietário do imóvel ou condomínio? Veja o que fazer em cada caso para tudo voltar ao normal rapidinho.

Como identificar que é mesmo uma infiltração

A infiltração é um sinal de umidade aparente. A água não precisa estar vazando para você começar a resolver esse problema, ok? Quanto antes procurar ajuda sobre a infiltração, melhor.

Sempre que aparece uma mancha é uma infiltração? Não, mas você precisa investigar as causas daquela anormalidade na sua casa.

O objetivo principal é que a situação não piore e cause ainda mais prejuízos financeiros e até emocionais.

De onde vem a infiltração

Antes de tudo, é preciso entender a origem da infiltração no apartamento alugado. Por isso, chame um profissional qualificado! Ele consegue te ajudar na hora de saber de onde vem o problema.

Do teto? Da fachada? Da estrutura interna do imóvel?

Sempre questione o que está atrás daquela parede com a infiltração. 

Dessa maneira, você pode partir para o conserto e resolver a questão sem obras desnecessárias. A infiltração no apartamento alugado não precisa ser um desgaste na sua rotina!

Entenda que os exemplos descritos a seguir não são uma regra. Servem de ilustração pois são o que acontece na grande maioria das vezes. Contudo, cada caso precisa ser avaliado por um profissional, ok?

Responsabilidade do síndico

É como que a parede atrás da infiltração seja a fachada do prédio. Pode saber que o responsável pelo conserto é o condomínio.

Então é hora de você, inquilino, notificar a imobiliária do problema e ter uma conversa com o síndico do seu prédio. Simples assim!

Responsabilidade do proprietário

Anote a dica a seguir. Se o problema é estrutural, o responsável pelas melhorias é o proprietário do imóvel. Então, uma infiltração no apartamento alugado vindo de questões estruturais também segue essa mesma lógica.

Para você já ficar de olho, algumas infiltrações aparecem com frequência no cano de água fria ou de esgoto, ralo, box, descarga e até na piscina.

Pegou a dica? O que está dentro da parede é de responsabilidade do proprietário do imóvel alugado.

Lembrando do que falamos anteriormente: não é uma regra, mas é o que acontece na maioria dos casos.

Responsabilidade do inquilino

Fica à cargo do inquilino resolver tudo o que é aparente. Quem é inquilino sabe que a manutenção é por conta dele. Mesmo que não seja por mal uso.

Torneira, sifão, filtro, rabicho, bóia de caixa d’água, ducha higiênica, chuveiro… Tudo isso pode ser fonte de uma Infiltração no apartamento alugado, sabia? Aí fica por conta do inquilino resolver.

Ah, não adianta esperar. Deixar passar o prazo do contrato do aluguel para não ter que pagar o conserto da infiltração é uma furada, literalmente!

Você deve entregar o imóvel do jeito que recebeu, incluindo a resolução desse problema da água.

Infiltração no apartamento alugado é mais comum do que parece

Não adianta surtar por causa disso. Alguns problemas podem acontecer e é normal que a infiltração no apartamento alugado seja um deles.

Por isso, foco em resolver o problema com as dicas desse post! Viu como é mais simples do que parece?

Outro mantra que vale a pena saber: toda encanação no teto é responsabilidade do vizinho de cima. No chão e na parede lateral é questão do seu apartamento. Alugado ou não, funciona assim.

Como evitar a infiltração

Sabia que o rejunte custa só 5 reais e pode salvar o imóvel de uma infiltração? Pois é, quem conta mais sobre isso é o Rafael, especialista nas manutenções de imóveis alugados aqui em Juiz de Fora.

Dá o play no vídeo abaixo:

Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo, combinado! Os imóveis disponíveis para aluguel em Juiz de Fora você confere clicando aqui.

 


Texto de Thaiza Gribel e Rafael Menezes

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: