4 passos para cuidar de uma horta em um apartamento pequeno
Tem vontade de cultivar uma pequena horta no seu apartamento mas não sabe nem por onde começar? Se você acha que é complicado, pode se surpreender e acabar gostando bastante do cultivo de uma horta em um apartamento pequeno.
Além de promover o hábito saudável relativo ao consumo direto de alimentos de qualidade plantados por você mesmo, também oferece a agradável atividade de acompanhar o processo da planta, desde o plantio, até a sua inserção nos pratos da casa.
Ficou com vontade de experimentar essa sensação? Abaixo você acompanha algumas dicas sobre por onde começar, sem se preocupar com o tamanho do seu apartamento.
Por que apostar em uma horta?
Se você precisa de um incentivo, ele existe: imagine a praticidade no momento do preparo de um prato, você precisa de cebolinha e salsa para dar um toque final no alimento, anda até a sua varandinha, colhe direto dos seus vasos. Tudo fresquinho, você sabe de onde veio e que agregou aquele sabor necessário ao alimento do dia.
Praticidade com certeza é o ponto mais positivo que uma horta agrega em uma casa, mas existem outros benefícios que podem te convencer a ter uma horta em um apartamento pequeno, como a economia em feiras e mercados, e se você possui filhos, ainda os ensina como é fácil manter a alimentação em casa mais saudável. Pode ser até interessante inserir as crianças nesses cuidados.
Escolhendo o lugar
Normalmente as plantas que aparecem em pequenas hortas nos apartamentos gostam de meia sombra, por isso, é interessante analisar e encontrar um lugar que receba, por exemplo, mais o sol da manhã do que o da tarde.
Ter uma varanda não é absolutamente necessário se você possui um local que receba a luz solar por uma janela, e alguns tipos de plantas são bem resistentes e basta pesquisar sobre cada uma para entender suas necessidades e se o local que pensa para recebê-las é indicado.
Não precisa ter medo de usar por exemplo um pequeno espaço da cozinha ou da área de serviço, essa atividade vai te conquistar e você não vai se arrepender de ter começado!
Veja 3 dicas par cuidar de plantas em casa.
Definição das plantas
Pense sobre o que você come ou sobre o que você gostaria de inserir mais dentro da sua alimentação. Entenda se é possível manter essas plantas em pequenos vasos e as suas necessidades de sol, rega e cuidados.
E o mais importante, se você se interessa em ter na sua horta temperos, verduras ou legumes. Cada tipo de planta possui as suas demandas e pensar nisso antes do plantio é essencial para depois garantir um consumo prazeroso.
Entenda o que será melhor consumido pela família e encontre as plantas específicas que encaixe com o cotidiano alimentar de todos. Tendo uma função para as plantas, fica muito mais fácil mantê-las e torná-las operantes.
Saiba como ter um imóvel compacto e confortável.
Vasos
Esse pode ser o momento mais criativo dessa atividade, pois são inúmeras as opções de vasos hoje em dia e que podem te ajudar a preservar espaços do seu apartamento.
Alguns são bem funcionais, bem legais para uma horta em um apartamento pequeno, dá uma olhada nas sugestões abaixo.
- Horta vertical de parede
- Horta vertical de apoio
- Vasos tipo jardineira (aqui é possível cultivas algumas espécies juntas, só preciso pesquisar para entender se as duas que você pretende colocar no mesmo vazem dará certo.)
Auto rega
Se você é uma pessoa que viaja bastante ou que não consegue administrar a rega frequente da sua horta, saiba que no mercado é possível encontrar vasos que regam automaticamente as plantas.
Uma opção legal também são os dispositivos de rega automática, bem funcionais para quem acaba esquecendo das plantinhas e são acessíveis.
Procurando na internet também é possível encontrar diversas soluções caseiras e operacionais, que são mais simples do que você imagina de fazer.
Comece a sua horta em casa e não se arrependa mais, esse costume vai grudar e vai se tornar importante na sua vida!
Aproveite e confira outras ideias para repaginar o seu apartamento pequeno.
são assuntos que muito me interessam. Obrigada
É um texto claro, saudavel, feliz e com um bocadinho de amor transforma.
Muito interessante dado que a natureza pode vir a nossa casa e provocar o nosso equilibrio