É possível comprar um segundo imóvel ainda pagando o primeiro financiamento?

A resposta para essa pergunta de forma objetiva é sim, financiar um segundo imóvel tendo um primeiro financiamento ativo é sim possível, porém, não mais através da Caixa Econômica Federal, por hora.

De forma geral, no que se refere a financiamentos em quaisquer outros bancos, assim como acontecida na Caixa, era possível ter quantos financiamentos fossem suportados pela renda da pessoa de acordo com a avaliação das instituições financeiras, o que continua da mesma forma em todos os Bancos, salvo na Caixa.

Com os recursos da poupança em queda na Caixa, desde o início do ano, as regras vêm sendo constantemente alteradas para a concessão de financiamentos através da modalidade de Carta de crédito a qual utiliza recursos provenientes da poupança, agora mais uma vez há uma novidade. Importante é deixar claro que essa condição se refere apenas a Caixa Econômica Federal não afetando as demais instituições financeiras.

A partir do dia 17 de agosto de 2015 não será mais possível ter, através da Caixa, mais de um financiamento ativo caso os dois tenham recursos provenientes da poupança, independente da condição de pagamento da pessoa. Existem apenas duas exceções para a nova regra, no caso de uma das compras ser um imóvel comercial ou um lote urbanizado.

Nas demais possibilidades de financiamento, seja imóvel novo ou usado, não será possível adquirir um segundo financiamento junto a Caixa.

Apenas os contratos de financiamento assinados até o dia 14 de agosto de 2015 não estarão atingidos por essa mudança suportando, portanto, ser de um segundo imóvel.

Importante deixar claro que é viável ter dois financiamentos ao mesmo tempo, em bancos diferentes, e que, mesmo na Caixa, após um financiamento quitado, é perfeitamente possível contratar outro, sem nenhuma restrição.

foto blog victor.png
Victor Souza Gomes


Victor é advogado, formado em Direito pela UFJF, é Gerente de vendas da Souza Gomes Imóveis e Correspondente bancário certificado.

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: