Como organizar sua casa antes da viagem de férias?

Tempo de leitura: 3 minutos

Viajar durante as férias torna o período de recesso ainda mais agradável. No entanto, a volta para casa pode virar um pesadelo se você não organizar e tomar alguns cuidados com o imóvel antes de embarcar para o descanso.

Cada tipo de imóvel e de viagem demanda cuidados específicos, mas algumas dicas são gerais e servem para todas ocasiões. Talvez, a principal e mais lembrada sugestão é de fazer uma boa limpeza na casa, além de organizar os objetos e deixar tudo em seu devido lugar.

Para não ter surpresas desagradáveis ao retornar, confira quatro dicas para cuidar e organizar seu imóvel antes de viajar e aproveitar as férias em um lugar diferente. Assim, quando retornar, sua casa estará limpa e agradável para descansar.

Equipamentos elétricos

Toda a rede elétrica de uma casa necessita de alguns cuidados para evitar acidentes e incêndios. Para esquivar-se desse tipo de problema quando estiver fora, verifique os aparelhos que estão ligados nas tomadas e desplugue tudo que for possível.

Evite também que tecidos encostem nos fios e tomadas. Caso seja possível, desligue os disjuntores e a chave geral da casa, trazendo mais segurança contra incêndios.

Rede hidráulica

Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de vazamentos, torneiras abertas ou encanamentos estourados. Ninguém deseja chegar em casa e encontrar seu lar encharcado, com água em diversos locais, móveis e equipamentos eletroeletrônicos danificados. Para evitar este transtorno, feche o registro hidráulico geral do imóvel antes de viajar.

As janelas também merecem atenção, afinal, não é possível saber se o tempo ficará estável durante sua ausência. As tempestades também podem trazer diversos danos à casa e é preciso se precaver.

Cuide da geladeira e da despensa

Alimentos perecíveis podem estragar mesmo acondicionados na geladeira ou freezer. Antes de embarcar para as férias, analise quais alimentos podem vencer ou deteriorar e tente utilizar ao máximo tudo que já estiver aberto ou necessitando de consumo rápido.

Você pode aproveitar o que ainda tem na despensa e na geladeira e levar para a viagem. Caso não deseje levar os alimentos, doar para familiares e amigos é uma boa alternativa. Além do desperdício e do mau cheiro alimentos, mesmo os industrializados, com embalagens abertas podem atrair ratos, baratas e outras pestes urbanas.

Segurança da casa

A casa deve ficar trancada, com todos itens de segurança ativos para que você possa viajar com tranquilidade. Verifique portas, janelas e portões e, se possível, peça a vizinhos ou familiares vigiarem o imóvel vazio.

Caso você tenha cercas elétricas ou alarmes, ative-os antes de sair e avise a empresa de segurança que você seja cliente que estará ausente. Assim eles podem redobrar a atenção com sua casa.

Outro ponto interessante é suspender temporariamente a assinatura de jornais e revistas. Sem o acúmulo desses papéis na entrada da casa, fica mais difícil saber se o imóvel está vazio ou não. Vale também pedir para um alguém de confiança ir até o local, abrir as janelas por algumas horas para arejar o ambiente, regar plantas e também garantir que tudo está como deveria.

Com alguns cuidados sua casa ficará segura durante sua ausência e você terá tempo para descansar da viagem antes de retomar as atividades rotineiras. Faça um checklist com todos os itens que precisará cuidar antes de viajar e, assim, tenha certeza de que tudo estará como você deseja ao retornar. E você? Tem mais dicas para deixar sua casa segura durante as férias? Conte para a gente nos comentários.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Blog Souza Gomes VR


Texto escrito pelo Portal Viva Real exclusivamente para o Blog Souza Gomes.
www.vivareal.com.br          www.souzagomes.com.br

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: