Conheça as bibliotecas em Juiz de Fora e leia em casa
Se, por um lado, os livros digitais ganham mais adeptos a cada dia, há quem ainda prefira folhear as páginas de um bom e velho livro físico e é na biblioteca que essa paixão nasce para muitos leitores. Na pandemia, os amantes da leitura compartilharam uma rotina em comum: com mais tempo disponível em casa, foi percebido um aumento de até 50% no comércio de livros. Se você também não abre mão dessa experiência, sabe que não precisa gastar para ler um bom livro! Confira a seleção abaixo e reviva o prazer de visitar as bibliotecas em Juiz de Fora. Boa leitura!
Biblioteca Municipal
Não tem como começar a lista das bibliotecas em Juiz de Fora sem citar a Biblioteca Municipal Murilo Mendes!
Aberta ao público, ela conta com quase 70 mil exemplares de obras diversas, divididos entre a sede, localizada na Getúlio Vargas colada com o Espaço Mascarenhas, e a sucursal em Benfica.
Com 120 anos, a Biblioteca Municipal também dispõe de diferentes setores, como uma área infanto-juvenil e ainda um acervo em braile e específico para pesquisa.


Clique aqui para conferir o horário de cada setor e como funciona o empréstimo de livros.
Bibliotecas da UFJF
Não, você não leu errado: as bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora (no plural, mesmo) contam com 16 unidades setoriais espalhadas pelo campus além da Biblioteca Central.
Você pode navegar pelo acervo digital ou, se for aluno ou funcionário da instituição, fazer reservas e renovações online.
O acervo é bastante extenso e conta com livros, folhetos, publicações avulsas, periódicos, material audiovisual, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses.


Entenda sobre os serviços de empréstimo, assim como doações e consultas para as Bibliotecas da UFJF clicando aqui.
Biblioteca da Souza Gomes
Nem todo mundo sabe, mas o acervo da imobiliária Souza Gomes também está na lista de bibliotecas em Juiz de Fora. Gratuito e aberto ao público, são mais de 550 livros disponíveis para empréstimo, incluindo os mais diversos temas, como empreendedorismo, romances, autoajuda e negócios.
O diferencial da Biblioteca da Souza Gomes para as bibliotecas em Juiz de Fora é a atualização dos exemplares, sempre trazendo ao público lançamentos e livros nas listas dos mais vendidos. Quer ver só? Você pode consultar todos os exemplares clicando aqui.


A Biblioteca da Souza Gomes começou em 2012 por meio do acervo dos colaboradores da empresa e hoje ganha um espaço para café e leitura na sede da imobiliária, que fica na Avenida Itamar Franco, 2800.
Veja matéria completa sobre a Biblioteca da Souza Gomes.
Biblioteca Redentorista
Entre as bibliotecas em Juiz de Fora, a população também dispõe da Biblioteca Redentorista, que fica ao lado da conhecida Igreja da Glória, na Avenida dos Andradas.
Se engana quem pensa que a Biblioteca Redentorista é um espaço onde apenas pesquisadores religiosos podem usufruir. Em maio de 2007, o espaço passou por reforma e foi ampliado para receber diversos gêneros de obras literárias.
O acervo possui cerca de 70 mil livros e mais de 6 mil periódicos, especialmente nas áreas de Filosofia, Religião, Psicologia, História, Artes e Literatura.


Veja mais detalhes e o horário de funcionamento clicando aqui.
Sentiu falta de alguma biblioteca de destaque na cidade? Deixe seu comentário abaixo!