5 dicas para aproveitar a compra de imóveis na Black Friday

Tempo de leitura: 3 minutos

Já há seis anos o comércio brasileiro aproveita o mês de novembro para ofertar descontos na Black Friday. Apesar de parecer incomum, a compra de imóveis também se beneficia na época, com construtoras e imobiliárias tecendo promoções para quem deseja adquirir um novo lar.

Assim como em qualquer momento do ano, a compra de imóveis demanda atenção por parte do comprador, para evitar algumas ciladas. Durante a Black Friday isso não muda e pode ser potencialmente mais perigoso se o consumidor não se atentar a alguns pontos. Confira cinco dicas para aproveitar o período para a compra de imóveis.

Atente-se a quem está vendendo o imóvel

Antes de decidir pela compra de um imóvel, o consumidor deve analisar quem está ofertando a casa ou apartamento. Verifique o registro da construtora ou imobiliária e avalie reclamações feitas por outros consumidores.

Uma boa forma de verificar a reputação da empresa é através do site do Procon ou do Reclame Aqui. Apesar de parecer trabalhoso, não se atente à quantidade de reclamações em si, mas em selos de atendimento ao consumidor ou na forma como a empresa lidou com cada situação. No caso de proprietários, verifique se o mesmo tem pendências judiciais que possam colocar em risco a venda do imóvel.

Não realize pagamentos antes de assinar os contratos e verificar se o imóvel à venda existe e está livre de pendências. Durante a Black Friday aumentam os casos de estelionato e outras fraudes, por isso, tenha atenção, mesmo online.

Avalie o que precisa em uma casa

Antes de começar a buscar por um novo lar, analise o que você realmente precisa em um imóvel. Quantidade de quartos, valor, localização e outros cômodos são itens que devem ser avaliados antes de procurar um lar.

Liste também mais de uma região, de preferência e qual o preço médio no local. Além disso, priorize algumas características, para servirem como critério caso encontre mais de um imóvel que atenda suas necessidades básicas.

Preocupe-se com financiamentos

No geral, os bancos e instituições financeiras que oferecem financiamentos imobiliários para a aquisição da casa própria, demoram um tempo para avaliar o caso e liberar o empréstimo. Leve isso em consideração caso essa seja a forma de pagamento que deseja utilizar.

Além do tempo, analise se o financiamento caberá no seu orçamento e se você conseguirá quitar as parcelas em dia. O recomendável é que o valor mensal não ultrapasse um terço da sua renda fixa. Avalie também outros gastos que terá como taxa de condomínio, contas básicas e mudança.

Não aja por impulso

Muitas vezes o consumidor age por impulso ao ver uma promoção ou descontos agressivos em determinado produto. No entanto, no momento da compra de imóveis as emoções devem ser deixadas de lado para dar ouvidos à razão.

Uma casa é um dos bens que exigem mais atenção na compra, uma vez que envolve uma boa quantia monetária e, provavelmente, anos morando no mesmo local. Por isso, mesmo que você se apaixone pelo imóvel e o preço encaixe no seu orçamento, não deixe de analisar outras propostas antes de fechar o contrato.

Verifique todos os documentos necessários

Comprar um imóvel exige diversos documentos, tanto do comprador quanto do proprietário ou da obra. Verifique toda a papelada com calma para não correr riscos após a assinatura do contrato. Vale a pena contar com a ajuda de um corretor de imóveis de confiança ou até mesmo de um advogado imobiliário para certificar-se de que o negócio será sadio.

A Black Friday traz uma ótima oportunidade para a compra de imóveis e, com alguns cuidados, é possível encontrar o lar dos seus sonhos com descontos. Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Blog Souza Gomes VR


Texto escrito pelo Portal Viva Real exclusivamente para o Blog Souza Gomes.
www.vivareal.com.br          www.souzagomes.com.br

O que você achou desse texto?

%d blogueiros gostam disto: